Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS DE LINGUAGEM E LITERATURA/ICHS (11.39.00.46)
Código: IH1253
Nome: SEMINÁRIOS DE PROJETOS EM ESTUDOS DE LINGUAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentação, debate-formativo e discussão coletiva dos projetos de pesquisa dos discentes ingressantes ao PPG-LETRAS, na linha Estudos de Linguagem, com a participação dos alunos, seus orientadores e possíveis debatedores externos.
Referências: AMADEU, Maria Simone Utida dos Santos et. al. Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14724: informação e documentação trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2011. CHIOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências Humanas e Sociais. 4ed. São Paulo: Cortez, 2000. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 23. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. (Col. Estudos, 85). KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011. MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. 10. ed. São Paulo: Atlas. 2008. MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Tradução Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2002. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. RODRÍGUEZ, Víctor Gabriel. O ensaio como tese: estética e narrativa na composição do texto científico. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4