Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 17 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (12.28.01.18)
Curso: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO/PROPPG
Código: PRO0009
Nome: CICLO BÁSICO - GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: O módulo gestão integrada de Mídias na Educação tem a duração de 30 horas distribuídas em 3 etapas: Etapa 1: Estudar as possibilidades de uso das tecnologias no ambiente escolar e fazer um primeiro diagnóstico de tecnologias existentes na escola; Aprofundar os conceitos de Gestão e de Tecnologias; Explorar as possibilidades de uso das tecnologias na escola; Diagnosticar as tecnologias existentes na escola. Etapa 2: Discutir as possibilidades de se fazer das tecnologias na prática pedagógica considerando a realidade da escola e os aspectos evidenciados na diagnostico feito pelos cursistas; Debater questões sobre as informações reveladas no diagnostico feito sobre as tecnologias e sua utilização nas escolas; Analisar as implicações envolvidas na gestão da pratica pedagógica; desenvolver o conceito de ambientes de aprendizagem; Explicitar o conceito de Projetos; Elaborar um esboço de Projeto do Professor sobre a Integração de Mídias nas atividades pedagógicas. Etapa 3: Discutir a expansão do uso das TICs na escola, explorando a gestão de projetos administrativos e pedagógicos que possam atingir envolver a comunidade escolar de uma maneira mais ampla, articuladas ao projeto político-pedagógico; Debater a Gestão das TICs na escola e sua articulação com o projeto político-pedagógico; Levantar as possibilidades de expansão de projetos em andamento para outros ambitos da escola, buscando o envolvimento de toda a comunidade escolar; Discutir essas possibilidades e suas implicações; Enfocar a dimensão administrativa articulada com a pedagógica.

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