Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE - 1343435
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: TEORIA RACIAL CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As Sociedades Como Comunidades Imaginadas. Sociedade, Estratificação Social e Cidadania. As Desigualdades e o Debate Clássico Raça X Classe. Estado e Educação Superior Brasileira. Violência Simbólica. Homogeneidade e Diversidade Cultural. Sujeitos Coletivos, Demandas em Educação Superior Brasileira e Políticas de Ação Afirmativa
Referências: ALMEIDA, Viviane da Silva. “Eu entrei aqui porque eu tive uma vida fácil...”: diálogos entre o poder da branquitude e o racismo. IN: REPECULT, 2016, Vol 1, ano 1 pp 129-143. Disponível em http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=REPECULT&page=issue&op=view&path%5B%5D=235&path%5B%5D =showToc ANDERSON, Benedict Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. London: Verso. 1983 ANDREWS, George Reid Blacks & Whites in São Paulo, Brazil, 1888-1988. Madson: The Universyty of Wisconsin. 1991 BETTER, Shirley A Primer On Theory And Strategies For Social Change (Seconnd Edition). Rowman & Littlefield, New York, 2008. BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do interior. IN: Escritos da Educação (7ª Edição). Bourdieu, Pierre, Petrópolis, 2005, pp 217-228. BRASIL ______ . Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP3/2004, 10 de março de 2004 CARVALHO, José Murilo de. Desenvolvimiento de La Ciudadanía en Brasil. Ed. Fondo de Cultura Económica. México, 1995. 3 FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. SÃO Paulo, Dominus Editora, 1965 HALL, Stuart. "When was the 'Post-Colonial'? Thinking at the Limit". In: CHAMBERS, Iain, and CURTI, Lidia (eds.). The Post-Colonial Question: Common Skies, Divided Horizons. London: Routledge, 1996. p. 242-260. [Publicado no Brasil como "Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite". In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. HASENBALG, C. A. Perspectiva sobre Raça e Classe no Brasil. Rio de Janeiro. Mimeo, 1993 LEDA, Manuela Corrêa. Teorias Pós-Coloniais e Decoloniais: Para Repensar a Sociologia da Modernidade. Temáticas, Campinas, 23, (45/46): 101-126, fev./dez. 2015. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/tematicas/article/download/2317/1730 PACE, Ângela. AFRO-BRASILEIROS E RACISMO INSTITUCIONAL: o papel do concurso na democratização de acesso aos cargos públicos. IN: REPECULT, 2017, Vol 3, ano 2 pp 142-151. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=REPECULT&page=issue&op=view&path%5B%5D=246&p ath%5B%5D=showToc RAMOS, Alberto Guerreiro. A Redução Sociológica. Editora UFRJ. Rio de Janeiro, 1996 ___________ Introdução Crítica á Sociologia Brasileira. Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 1996. SISS, A. Afro-Brasileiro, Cotas e Ação Afirmativa: razões históricas. Quartet, Rio de Janeiro, 2003 WARE, Vron Branquidade: Identidade Branca e Multiculturalismo. São Paulo: Garamond, 2004 WEST, Cornel. Race Matters. Vintage Books, New York, 1994

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