Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 12 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/IE (12.28.01.00.00.00.00.21)
Código: IE-20003
Nome: PLANEJAMENTO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Dicotomias em pesquisa: pesquisa teórica x empírica; pesquisa qualitativa x quantitativa; pesquisa experimental x não experimental; estudos reativos x não reativos; Técnicas de amostragem; Controle das variáveis; Problema; Hipóteses; Principais delineamentos de pesquisa; Principais técnicas de coleta de dados; elaboração do banco de dados da pesquisa; Principais técnicas de análise de dados na pesquisa psicológica. Softwares para análise de dados na pesquisa em Psicologia.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003. BAPTISTA, Makilim Nunes; Campos, Dinael Corrêa de. Metodologias de Pesquisa em Ciências: Análises Quantitativa e Qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007. BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. BELL, J. Como realizar um projeto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 1997. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; Da Silva, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COZBY, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas. FLINCK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução - elementos para uma análise metodológica. São Paulo: EDUC, 2003. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. 5. ed. Petrópolis: Vozes. 2009. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação . São Paulo : Atlas, 2002.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4