| Ementa/Descrição: |
Natureza e caracterização do processo de aprendizagem. Condicionamento Pavloviano. Aquisição e extinção do condicionamento. Comportamento operante e instrumental: lei do efeito, aquisição e manutenção de uma resposta operante, extinção, variáveis relacionadas com o reforço, esquemas de reforço, aplicações práticas e uso atual dos esquemas em psicologia. Controle de estímulos: discriminação e generalização, transferência da aprendizagem, controle do comportamento através de estímulos aversivos: fuga, esquiva, punição, supressão condicionada. As concepções racionalistas e as abordagens biológicas da motivação. Etologia, estados motivacionais de base biológica (Fome, Sede, Sexo). Estimulação externa: interpretações teóricas. Incentivo e reforço. Conflito e teorias de Equilíbrio ou Consistência. Expectativa e Frustração. Motivação e Cognição. Emoções: teorias, padrões fisiológicos e mecanismos neurais. Caracterização dos estados emocionais, modelos experimentais para estudos de ansiedade, controle dos estados emocionais e estados emocionais patológicos.
|