Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 11 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/IE (12.28.01.00.00.00.00.18)
Código: IE1363
Nome: LINGUAGEM DA ANIMAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA DIFUNDIR E DIVULGAR A CIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 25 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Princípios gerais da difusão científica. História da divulgação científica no Brasil. A linguagem audiovisual. A história do desenho animado. Princípios da animação. A linguagem da animação na escola.
Referências: GARCIA, G. C. COIMBRA, C. A. Q.(orgs.). Ciência em Foco: o olhar pelo cinema. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. GERMANO, G.M.; KULESZA, W.A. Popularização da Ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, 2007. LUCENA JÚNIOR, A. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: SENAC, 2002. MAGALHÃES, M. Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: IDEIA, 2015. MOREIRA, I. C. e MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil'. In: MASSARANI, L., MOREIRA, I., BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro, Casa da Ciência/UFRJ, 2002. SABBATINI, M. Alfabetização e cultura científica: conceitos convergentes?. In: Revista Digital Ciência & Comunicação - Volume 1, Número 1, Dezembro de 2004. ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. COMPLEMENTAR: BUENO, W.C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: Aproximações e Rupturas Conceituais. In: Informação & Informação. Londrina, v.15, n. esp, p.1-12, 2010. DURAN, E. A linguagem da animação como instrumental de ensino. 2010. 159 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Design, 2010. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO; F. Ciência e Público; caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. MILLIET, J. Pedagogias da animação: professores criando filmes com seus alunos na escola, 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. OROZCO G. Hacia uma cultura de participación televisiva de las audiências. Ideias para su fortalecimento. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol. 7. N.19. p. 13-31. 2010. VOGT, C. A espiral da cultura científica. Comciência, vol.2, n.º3, dezembro, 2005.

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