Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÔNIO, CULTURA E SOCIEDADE (12.28.01.00.00.00.22)
Código: PPGPACS0006
Nome: EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL E PERIFERIAS: MEMÓRIAS, LUGARES E NARRATIVAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Relação educação, patrimônio e diversidade cultural. A questão colonialidade/decolonialidade no campo das políticas públicas de preservação cultural. A preservação do patrimônio cultural nas periferias do Rio de Janeiro: memórias, lugares e narrativas.
Referências: BIBLIOGRAFIA: BÁSICA: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramon. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 15-24, abr. 2016. MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (org). Performance, exílio, fronteiras: Errâncias Territoriais e Textuais. Belo Horizonte: FALE/PÒSLIT/UFMG, 2002. CHUVA, Márcia. Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma perspectiva histórica, ética e política. In: CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos (Orgs.). Patrimônio cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: 2012. FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências culturais: bases para novas políticas de patrimônio. In: Ministério da Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Registro do Patrimônio Imaterial - Dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial. 5ª edição. Brasília - DF: 2012 (p. 35-44). FERNANDES, Otair; CAMPOS, Marcus V. S. de. Patrimônio e cultura afro-brasileira: o reconhecimento dos terreiros de matriz africana na Baixada Fluminense. In: ARAUJO, Ana Paula; CARLOS, Claudio Lima; SAMPAIO, Julio (Orgs.). Memória urbana, patrimônio e territórios culturais: Nova Iguaçu ontem e hoje. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021. HALL, Stuart. A questão multicultural. In:______ . Da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (org). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, pp. 51-100. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: SUTTI, Weber (Coord.). I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural: sistema nacional de patrimônio cultural – desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília, DF: Iphan, p.25-39, 2012. MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade cultural. Cadernos Penesb, Niterói, n. ja 2008/ju 2010, p. 38-54, 2010. NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Diversidade e Sentidos do Patrimônio Cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Revista do Programa de Pós-Graduação em História/UFRGS, ANOS 90, Porto Alegre, v. 15, nº 27, p. 233-255, 2008. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Anibal (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. RUFINO, Luís. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: 2022. COMPLEMENTAR: BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramon. MALDONADO-TORRES, Nelson. Decolonialidade e Pensamento afro-diaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. BEZERRA, Nielson R. Nas sombras da diáspora: patrimônio e cultura afro-brasileira na Baixada Fluminense (Prêmio Memória Fluminense). Rio de Janeiro: APPH-CLIO/INEPAC, 2013. GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil, uma breve discussão. Acãoeducativa.org.br, 2012. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez. 1997. MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. 2016. MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira [S.l: s.n.], 2004 WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial-reflexiones latinoamericanas. Quito: Abya-Yala, 2005. PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez. 1997. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3030/showToc. Acesso em 10 Fev, 2022. Revista do Programa de Pós-Graduação em História/UFRGS. https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6745 Acesso em 10 Dez,2022. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. 2016. https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/issue/view/467/5. Acesso em 10 Fev, 2022 Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº 34, 2012.

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