Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 12 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA/ICHS (12.28.01.00.00.00.79)
Código: IH-1440
Nome: HISTÓRIA DO ENSINO DA HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.
Referências: BÉDARIDA, François (org.). L’histoire et le métier d’historien en France 1945-1995. Paris: Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme, 1995. BITTENCOURT, Circe. Livro didático e conhecimento histórico: Uma História do Saber Escolar. São Paulo: Loyola, 1990. BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001. CEZAR, Temístocles. Lição sobre a Escrita da História: Historiografia e Nação no Brasil do Século XIX. Diálogos, vol.8, n.1, p.11-29, 2004. FERREIRA, Marieta de Moraes. O Ensino de História na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Manguinhos - História, Ciências e Saúde, Vol. 19, n. 2, p. 611-636, 2012. FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993. FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. GONCALVES, Marcia de Almeida et alii. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012. MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Histórias do Ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: Entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauad, 2007. NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, Vol. 13, n. 25/26, p. 163-174, 1993. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao passado. Aracaju: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2011. REZNIK, Luís. A construção da memória no ensino da História. In: FICO, CARLOS; ARAÚJO, Maria Paula (Orgs.). 1964 – 2004: 40 anos do golpe: ditadura militar e resistência no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004. p. 339-350

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r4