Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134397
Nome: TÓPICO ESPECIAL EDUCAÇÃO, AFETOS E PEDAGOGIA ENGAJADA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A partir de reflexões filosóficas de bell hooks e da teoria dos afetos de Espinosa, vamos debater como a aprendizagem é uma atividade afetiva, ressaltando que uma pedagogia engajada implica num exercício de reelaboração de quem ensina-aprende. Nós vamos analisar como o engajamento pedagógico está atravessado pelo afeto do conhecimento. Num debate sobre autoconhecimento, pertencimento e envolvimento com a jornada do aprendizado.
Referências: HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2013. _____________. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020. MERÇON, Juliana. Aprendizado ético-afetivo : uma leitura spinozana da educação. Campinas, SP : Editora Alínea, 2009.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r4