Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20) |
Código: |
IE-134397 |
Nome: |
TÓPICO ESPECIAL EDUCAÇÃO, AFETOS E PEDAGOGIA ENGAJADA |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
45 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
A partir de reflexões filosóficas de bell hooks e da teoria dos afetos de Espinosa, vamos debater como a aprendizagem é uma atividade afetiva, ressaltando que uma pedagogia engajada implica num exercício de reelaboração de quem ensina-aprende. Nós vamos analisar como o engajamento pedagógico está atravessado pelo afeto do conhecimento. Num debate sobre autoconhecimento, pertencimento e envolvimento com a jornada do aprendizado. |
Referências: |
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2013.
_____________. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020.
MERÇON, Juliana. Aprendizado ético-afetivo : uma leitura spinozana da educação. Campinas, SP : Editora Alínea, 2009. |
|