Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134377
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: ABORDAGENS METODOLÓGICAS.
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Cultura, identidade e hibridização. Raça, etnia e construção de identidades. Homogeneidade e Diversidade Cultural. Sujeitos Coletivos, Demandas em Educação Superior Brasileira e Políticas de Ação Afirmativa.
Referências: Bibliografia Básica: ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008 ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo. Edusc, Bauru, 1998 BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Contracapa, Rio de Janeiro, 2000 BOURDIEU, Pierre. Avenir de classe et causalité du problable. IN: Revue française de sociologie. Paris, 1974. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outr as providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003. BRASIL. Lei 12.288/2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm ______ Lei nº 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras provi¬dências. Brasília, 29 de ago. 2012. Disponível em: <http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>. Acesso em: 27 dez. 2012 ______ . Decreto Nº 7.824, de 11 de Outubro de 2012. Regulamenta a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/D7824.htm CAMILLOTO Bruno; OLIVEIRA, Rita Cristina de “COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL: OS DESAFIOS POLÍTICOS E JURÍDICOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS”. IN: Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742). Rio de Janeiro. Vol. 05. N 9. Edur, 2020. Disponível em http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT/article/view/782/962 FERREIRA. Lígia dos Santos. “NARRATIVAS MINHAS, DELES, DELAS, DELS, ENFIM, NOSSAS: ESCREVIVÊNCIAS DA HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS”. In: Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742). Rio de Janeiro. Vol. 05. N 9. Edur, 2020. Disponível em http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT/article/view/688/957 LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, 1986 MINAYO, M.C.S (Org.) Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes:2002. POUTIGNAT Philippe. & STREIFF-FENART Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguidode grupos étnicos e suas fronteiras. São Paulo. Fundação Editora da UNESP, 1998. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007 SISS, Ahyas (org.). AS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO SISTEMA DE COTAS NO ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS FEDERAIS: implementação e atuação. Edur, 2022. Disponível em: https://opaas.ufrrj.br/livros/ SISS, Ahyas. A experiência da UFRRJ com a implementação do curso de aperfeiçoamento em educação das relações étnico-raciais: em favor de um protagonismo afro-brasileiro na educação básica. IN: Repecult - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742). Rio de Janeiro. Vol. 1. Edur, 2016. Disponível em https://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult

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