Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 27 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO)/IA (12.28.01.00.00.00.27)
Código: IA-1347
Nome: INFORMÁTICA APLICADA À PESQUISA EM SOLOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Informação e informática. Variáveis e arquivos. Editor de texto. Diagramação. Pacotes estatísticos. Monitoramento ambiental. Processamento de imagens.
Referências: BÁSICA: . ASSAD, E. D.; SANO, E. E. eds. Sistemas de Informações Geográficas: aplicações na agricultura. EMBRAPA/CPAC. Brasília, 1993. . BUSCH, D. D. PC/MS DOS para usuários de discos rígidos. Livros técnicos e científicos editora. Rio de Janeiro, 1995. Fundação Artur Bernardes. Guia do usuário do SAEG 5.W. Imprensa Universitária – UFV. Viçosa, 1995. . HEALY, M. J. R. GLIM: An introduction. Oxford. 1988. . LAPPONI, J. C. Estatística usando o EXCEL. Treinamento Editora, São Paulo, 2002. . MICROSOFT CORPORATION. Microsoft Excel 7.0: Guia do usuário. International Businers Machines Corporation. USA, 2001 . MICROSOFT CORPORATION. Microsoft Windows Guia do usuário. International Businers Machines Corporation. USA, 2000 . VIEIRA, S. R. Variabilidade Espacial de Atributos do Solo. IAC. São Paulo, 1994. Apostila. . WONNACOTT, T. H., WONNACOTT, R. J. Introductory statistics for business and economics. John Wiley & Sons. 4th ed., 1990. COMPLEMENTAR: Outras publicações disponíveis através do docente ou em bibliotecas que o aluno tenha acesso livre. PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: O conteúdo do programa deve ser respaldado por bibliografia adequada e atual, que inclua periódicos e textos científicos de revisão relevantes na subárea de conhecimento da disciplina.

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