Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 05 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOSSANIDADE E BIOTECNOLOGIA APLICADA/ICBS (12.28.01.00.00.00.43)
Código: IB-1259
Nome: DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 1 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O discente deverá vivenciar as várias etapas da atividade didática em ensino de 3º. grau, em todos os aspectos envolvidos em docência, como planejamento de aula, seleção e organização de conteúdo das aulas teóricas e/ou práticas, preparação de material didático e auxiliar nas aulas teóricas e/ou práticas em turmas de alunos em curso da graduação. Treinamento em métodos e técnicas de ensino.
Referências: FERNANDES, C.M.B. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASSETO, M. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112 p. FREITAS, L.C. A crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995. GASPARIN, J.L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994. LOPES, A.R.C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. LÜDKE, M.; BOING, L.A. Caminhos da profissão e profissionalidade docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1154-1180, dez. 2004. MOREIRA, A.F.B. Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994. VEIGA, L. (org.). Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1990.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4