Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ATIVIDADE INTEGRADORA DE FORMAÇÃO
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: COORD.CURSO GRAD.LETRAS-PORTUGUÊS/LITERATURA/IM (12.28.01.00.00.00.05)
Código: AA752
Nome: NÚCLEO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO II
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Orientação: 15 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 15 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: OBJETIVO: Avaliar, em escolas públicas, os níveis de letramento e alfabetização dos alunos do 9o ano da "Educação Básica", através de testes, a serem elaborados pelos professores responsáveis por esse núcleo de pesquisa. Propor estratégias para melhoria desses níveis, acompanhando a elevação dos mesmos. Elaborar um projeto de leitura para as escolas selecionadas. ORIENTAÇÃO: A orientação deverá ser feita nos estabelecimentos de ensino selecionados e na instituição responsável pela pesquisa. O foco do projeto serão os professores que atuam, diretamente, no processo de alfabetização, entendendo-o como contínuo, e no de letramento, cada vez mais necessário em um mundo onde a tecnologia e os diferentes saberes modificam-se a cada instante. Portanto, deve-se ressaltar, nesta pesquisa, que o que caracteriza a alfabetização e o letramento é a sua incompletude. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação desta pesquisa será feita em dois momentos: no início do ano letivo e, ao final do mesmo. No tocante à alfabetização, verificar-se-á o envolvimento espontâneo do estudante com a leitura e, no que diz respeito ao letramento, apresentar-se-ão diferentes desafios, tais como: preencher um formulário para uma bolsa de estudos, escrever uma carta reivindicando/reclamando de algo referente à vida diária, participar de um processo eleitoral, etc.
Equivalência(s) Específica(s)
Equivalências Específicas Matriz Curricular Currículo Início da Vigência Fim da Vigência
( AB755 OU AC755 ) LETRAS - PORTUGUÊS/LITERATURAS - NOVA IGUAÇU - LICENCIATURA - Presencial - M 00320 - 2009.1 2024.2
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
00320 2009.1 LETRAS - PORTUGUÊS/LITERATURAS - NOVA IGUAÇU - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 6 Não

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4