Ementa/Descrição: |
OBJETIVO: Avaliar, em escolas públicas, os níveis de letramento e alfabetização dos alunos do 9o ano da "Educação Básica", através de testes, a serem elaborados pelos professores responsáveis por esse núcleo de pesquisa. Propor estratégias para melhoria desses níveis, acompanhando a elevação dos mesmos. Elaborar um projeto de leitura para as escolas selecionadas.
ORIENTAÇÃO: A orientação deverá ser feita nos estabelecimentos de ensino selecionados e na instituição responsável pela pesquisa. O foco do projeto serão os professores que atuam, diretamente, no processo de alfabetização, entendendo-o como contínuo, e no de
letramento, cada vez mais necessário em um mundo onde a tecnologia e os diferentes saberes modificam-se a cada instante. Portanto, deve-se ressaltar, nesta pesquisa, que o que
caracteriza a alfabetização e o letramento é a sua incompletude.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: A avaliação desta pesquisa será feita em dois momentos: no início do ano letivo e, ao final do mesmo. No tocante à alfabetização, verificar-se-á o envolvimento espontâneo do estudante com a leitura e, no que diz respeito ao letramento, apresentar-se-ão diferentes desafios, tais como: preencher um formulário para uma bolsa de estudos, escrever uma carta reivindicando/reclamando de algo referente à vida diária, participar de um processo eleitoral, etc. |