Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IM 128
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: MATERIALISMO HISTÓRICO, EDUCAÇÃO E A CRÍTICA À RAZÃO DUALISTA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estado, classes sociais e desenvolvimento desigual e combinado. Imperialismo e capitalismo tardio. Revolução passiva, transformismo, consenso e coerção. A questão meridional. A social-democracia, estado de bem estar social e seus limites. Teoria da dependência. Democracia, autocracia e a ordem burguesa no Brasil. O moderno e o arcaico: revolução burguesa e o ornitorrinco brasileiro.
Referências: FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. SP: Ed. Globo, 2006. FERNANDES, Florestan. Mudanças Sociais no Brasil. SP: Ed. Global, 2008. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. Vol. 3. RJ: ed. Civilização Brasileira, 2016. LEHER, Roberto. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes. RJ: Ed. Consequencia, 2018. LENIN, Vladmir Ilich. O Estado e a revolução. SP: Expressão Popular, 2010. LENIN, Vladmir Ilich Imperialismo fase superior do capitalismo. SP: Global editora, 1979. MARX, Karl. O 18 brumário de Luís Bonaparte.SP: boitempo, 2011. OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: ed. Vozes, 1998. OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. RJ: ed. Boitempo, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: SOUZA JUNIOR, Justino de. Marx e a crítica da educação. 2ª edição. Aparecida, SP: Editora Ideias e Letras, 2010. MANACORDA, M. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 13ª edição. São Paulo: Ed. Cortez, 2010. PP. 325-332; 30-360.

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