Ementa/Descrição: |
Estado, classes sociais e desenvolvimento desigual e combinado. Imperialismo e capitalismo tardio.
Revolução passiva, transformismo, consenso e coerção. A questão meridional. A social-democracia, estado
de bem estar social e seus limites. Teoria da dependência. Democracia, autocracia e a ordem burguesa no
Brasil. O moderno e o arcaico: revolução burguesa e o ornitorrinco brasileiro. |
Referências: |
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. SP: Ed.
Globo, 2006.
FERNANDES, Florestan. Mudanças Sociais no Brasil. SP: Ed. Global, 2008.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. Vol. 3. RJ: ed. Civilização Brasileira, 2016.
LEHER, Roberto. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de
Florestan Fernandes. RJ: Ed. Consequencia, 2018.
LENIN, Vladmir Ilich. O Estado e a revolução. SP: Expressão Popular, 2010.
LENIN, Vladmir Ilich Imperialismo fase superior do capitalismo. SP: Global editora, 1979.
MARX, Karl. O 18 brumário de Luís Bonaparte.SP: boitempo, 2011.
OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis:
ed. Vozes, 1998.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. RJ: ed. Boitempo, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SOUZA JUNIOR, Justino de. Marx e a crítica da educação. 2ª edição. Aparecida, SP: Editora Ideias e Letras,
2010.
MANACORDA, M. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 13ª edição. São Paulo: Ed. Cortez,
2010. PP. 325-332; 30-360. |