Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/IE (12.28.01.00.00.00.00.21)
Código: PPGPSI0038
Nome: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: ASPECTOS SUBJETIVOS, CLÍNICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS.
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos históricos da infância e adolescência. Contribuições das teorias do Desenvolvimento para a infância adolescência: Piaget, Vigotsky, Erickson, Bronfrenbrener, Chomsky, Bandura, Teóricos do Processamento da Informação, Winnicott e Bowlby. Aspectos neurobiológicos, cognitivos e sociais na infância e adolescência. Políticas públicas infanto juvenil. Adolescência, Identidade e cultura. Adolescência e contexto escolar. Adolescência e Saúde. As intervenções Psicológicas e as formas de cuidado na infância e adolescência.
Referências: BELSKY, J. Psicologia do desenvolvimento – experienciando o ciclo de vida. Porto Alegre: Artmed, 2010. Bronfenbrenner, U Bioecologia do Desenvolvimento Humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011 Caminha, R. E Caminha, M. A prática cognitiva na infância. São Paulo: Ed. Roca, 2007. Coutinho, L G Adolescência e errância: destinos do laço social no contemporâneo. Rio de Janeiro:NAU:FAPERJ, 2009.capítulos 1,2,3 LENT, R. O cérebro aprendiz – Neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019. MALOY-DINIZ, L.F. FUENTES, D.; MATOS, P., ABREU, N. Avaliação Neuropsicológica, Porto Alegre: Editora Artmed, 2010 Melo, C B, Rizzutti, S e Muszkat, M Lesões cerebrais na infância. Em: Miranda, M, Muszkat, M, Mello, C B, Neuropsicologia do desenvolvimento: Transtornos do Neurodesenvolvimento, Rio de Janeiro, Ed. Rubio, p.211-226, 2013 Oliveira, D. M.; Fulgencio L. P. Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a EducaçãoPsicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 64-80, abr. 2010 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000100006 Pontes, F. A. R; Silva, S. S. C. S.; Garotti, M.; Magalhães, C. M. C. M. Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humana. Revista Aletheia n.26 Canoas dez. 2007. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942007000200007 Perez. J. R. Políticas Sociais de Atendimento às Crianças e aos adoescentes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 649-673, maio/ago. 2010. http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1740140.pdf Wainer, R.; Paim, K.; Erdor, R,; Andriola, R. Terapia Cognitiva Focada em Esquemas. Porto Alegre: ArtMed, 2016. Winnicott, D. W.. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

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