| Ementa/Descrição: |
Aspectos históricos da infância e adolescência. Contribuições das teorias do Desenvolvimento para a infância adolescência: Piaget, Vigotsky, Erickson, Bronfrenbrener, Chomsky, Bandura, Teóricos do Processamento da Informação, Winnicott e Bowlby. Aspectos neurobiológicos, cognitivos e sociais na infância e adolescência. Políticas públicas infanto juvenil. Adolescência, Identidade e cultura. Adolescência e contexto escolar. Adolescência e Saúde. As intervenções Psicológicas e as formas de cuidado na infância e adolescência. |
| Referências: |
BELSKY, J. Psicologia do desenvolvimento experienciando o ciclo de vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bronfenbrenner, U Bioecologia do Desenvolvimento Humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011
Caminha, R. E Caminha, M. A prática cognitiva na infância. São Paulo: Ed. Roca, 2007.
Coutinho, L G Adolescência e errância: destinos do laço social no contemporâneo. Rio de Janeiro:NAU:FAPERJ, 2009.capítulos 1,2,3
LENT, R. O cérebro aprendiz Neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.
MALOY-DINIZ, L.F. FUENTES, D.; MATOS, P., ABREU, N. Avaliação Neuropsicológica, Porto Alegre: Editora Artmed, 2010
Melo, C B, Rizzutti, S e Muszkat, M Lesões cerebrais na infância. Em: Miranda, M, Muszkat, M, Mello, C B, Neuropsicologia do desenvolvimento: Transtornos do Neurodesenvolvimento, Rio de Janeiro, Ed. Rubio, p.211-226, 2013
Oliveira, D. M.; Fulgencio L. P. Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a EducaçãoPsicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 64-80, abr. 2010 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000100006
Pontes, F. A. R; Silva, S. S. C. S.; Garotti, M.; Magalhães, C. M. C. M. Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humana. Revista Aletheia n.26 Canoas dez. 2007. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942007000200007
Perez. J. R. Políticas Sociais de Atendimento às Crianças e aos adoescentes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 649-673, maio/ago. 2010. http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1740140.pdf
Wainer, R.; Paim, K.; Erdor, R,; Andriola, R. Terapia Cognitiva Focada em Esquemas. Porto Alegre: ArtMed, 2016.
Winnicott, D. W.. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
|