Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 05 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES DIGITAIS/IM (11.39.00.16)
Código: IM-1256
Nome: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DIGITAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina envolve a análise de questões teórico-metodológicas clássicas relativas à pesquisa e ensino de histórica, bem como à memória coletiva e história pública, identificando os impactos atuais e potenciais da tecnologia digital. Analisará ferramentas digitais utilizadas por diversos pesquisadores e instituições para preservar, analisar e interpretar fontes históricas. Incluirá a participação de pesquisadores visitantes de instituições que desenvolvem projetos de história digital para troca de experiências. Os discentes serão orientados a explorar novas soluções relativas à realização dos potenciais e enfrentamento dos desafios identificados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O mundo digital em perspectiva histórica: Do código morse à Internet das Coisas Codificação na geração, classificação e análise de informação histórica A verdade histórica no mundo plano das Fake News Fontes digitais, coleções e plataformas online, interpretação automatizada e visualizações digitais. Conhecendo e experimentando as tecnologias digitais disponíveis. As experiências de História Digital em curso no Brasil Selecionado desafios e construindo novas soluções.
Referências: BÁSICA: Boyd, D. A. e Larson M., Oral History and Digital Humanities: Voice, Access, and Engagement, Palgrave Studies in Oral History (Palgrave Macmillan US, 2014). Brugger, N. The Archived Web: Doing History in the Digital Age, The MIT Press (MIT Press, 2018). Cohen, D. Rosenzweig J. e R., Digital History: A Guide to Gathering, Preserving, and Presenting the Past on the Web (University of Pennsylvania Press, 2006). Graham S., Milligan I., e Weingart S., Exploring Big Historical Data: The Historian’s Macroscope (Imperial College Press, 2015). Kelly T. M., Teaching History in the Digital Age, Book Collections on Project MUSE (University of Michigan Press, 2013). COMPLEMENTAR: Ayers, Edward L. "The Pasts and Futures of Digital History," University of Virginia (1999). Ayers, Edward L. "History in Hypertext," University of Virginia (1999). Burton, Orville (ed.). Computing in the Social Sciences and Humanities. Urbana: University of Illinois Press, 2002. Cohen, Daniel J. "History and the Second Decade of the Web". Rethinking History 8 (June 2004): 293-301. Cohen, Daniel J. 2005. The Future of Preserving the Past. CRM: The Journal of Heritage Stewardship 2.2 (2005): 6-19. Denley, Peter and Deian Hopkin. History and Computing.Manchester University, 1987. Dollar, Charles, and Richard Jensen. Historians Guide to Statistics (1971), with detailed guide to older studies Esche-Ramshorn, Christiane and Stanislav Roudavski. Evocative Research in Art History and Beyond: Imagining Possible Pasts in the Ways to Heaven Project, Digital Creativity 23, 1 (2012): 1-21 Greenstein, Daniel I. A Historian's Guide to Computing. Oxford: Oxford University Press, 1994. "Interchange: The Promise of Digital History." Special issue, Journal of American History 95, no. 2 (September 2008). Knowles, Anne Kelly (ed.). Past Time, Past Place: GIS for History. Redlands, CA: ESRI, 2002. Kornbluh, Mark. 2008. From Digital Repositories to Information Habitats: H-Net, the Quilt Index, Cyber Infrastructure, and Digital Humanities. First Monday 13(8): available at http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/viewArticle/2230/2019 Lutz, John Sutton. 2007. Bed Jumping and Compelling Convergences in Historical Computing. Digital History portal, Department of History, University of Nebraska-Lincoln Manning, Patrick. Big Data in History. Palgrave Macmillan, 2013. Nelson, Robert K., Andrew J. Torget, Scott Nesbit. "A Conversation with Digital Historians", Southern Spaces, 31 January 2012. Rosenzweig, Roy. "Scarcity or Abundance? Preserving the Past in a Digital Era," American Historical Review 108 (June 2003): 735–62. Rosenzweig, Roy and Michael O'Malley. "Brave New World or Blind Alley? American History on the World Wide Web," Journal of American History 84 (June 1997): 132–55. Rosenzweig, Roy and Michael O'Malley. "The Road to Xanadu: Public and Private Pathways on the History Web," Journal of American History 88 (September 2001): 548–79. Thomas, William G., III. "Computing and the Historical Imagination," A Companion to Digital Humanities ed. Susan Schreibman, Ray Siemens, John Unsworth (Oxford: Blackwell, 2004). Thomas, William G., III. "Writing a Digital History Journal Article from Scratch: An Account," Digital History (December 2007). Turkel, William J, Adam Crymble, Alan MacEachern. "The Programming Historian," (London, NiCHE, 2007-9).

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r10