Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: PPGECCD0054
Nome: TÓPICO ESPECIAL: ESTUDOS DE GÊNERO E PRÁXIS PEDAGÓGICA
Carga Horária Teórica: 25 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 5 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Gênero como categoria de análise. Estudo das relações entre educação, práxis pedagógica e gênero; Interseccionalidades entre gênero, sexualidades, raça e classe na Educação. Práticas pedagógicas voltadas para educação antissexista, antirracista e anti-LGBTIfóbica, na perspectiva dos Direitos Humanos.
Referências: Bibliografia Básica: ADICHIE, C. Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, vol.2,1960. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. CANDAU, Vera. Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2018. CANDAU, Vera & SCAVINO, Susana. Educar em tempos difíceis: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. DAVIS, Angela. Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018. FURLANI, Jimena. Educação Sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. HOLLANDA, Heloísa B. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. _________. Explosão feminista: arte, política, cultura e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018. __________. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. LOURO, Guacira. O corpo educado – Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. SILVA, Fabiane; MELLO, Elena (orgs.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana: UNIPAMPA, 2011. Bibliografia Complementar: BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. CAETANO, Marcio; SILVA JR, Paulo; GOULART, Treyce. Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniais. In: Revista da FAEEBA, vol. 25, n. 45, jan/abr. p. 127- 143, 2016. CAMARGO, Ana Maria Faccionli de. Sexualidade(s) e Infancia(s): a sexualidade como tema transversal. São Paulo: Moderna: Campinas – SP, 1999. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz &Terra, 1997. MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2003. McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997. MUNANGA, K. (org). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Edusp, 1996. __________. Superando o racismo na escola. Brasília. MEC/Secad, 2005. LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997. RODRIGUES, J. C. O tabu do corpo. 4º ed. Rio de Janeiro, Dois Pontos, 2005.

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