Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 05 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: PPGECCD0057
Nome: TÓPICO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Formação de professores frente aos nossos desafios político, social, econômico e filosófico. Profissionalização do professor. Pesquisa em formação do professor.
Referências: Referências básica: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008 NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. __ . Os professores e o novo e a formação docente TARDIF, M. LESSARD, C. (org.). O ofício do professor: história, perspectiva e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes. 2008

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4