Ementa/Descrição: |
Teorias de aprendizagem estudos que procuram investigar, sistematizar e
propor soluções para o aprender na escolarização e suas relações com ensino
e aprendizagem em História nas diferentes fases da vida escolar. Teorias de
aprendizagem de maior destaque na Educação contemporânea:
Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896-1934) e Henri Wallon (18791962).
Teorias de aprendizagem, cultura escolar e Ensino de História. Principal fator
diferenciador entre teorias de aprendizagem: o ponto de vista sob o qual cada
uma reflete sobre o aprender. Teorias de aprendizagem a partir do
condicionamento, da percepção, do desenvolvimento cognitivo, do
desenvolvimento cultural, do desenvolvimento integral, do humanismo e outras.
A motivação na aprendizagem. Abordagens crítica e reflexiva de teorias de
aprendizagem e seus desdobramentos no Ensino de História e em saberes e
práticas docentes/ discentes. |
Referências: |
PILETTI, Nelson; ROSSATO, S. M. Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. 1 ed. 6ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e
métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1999.
GOULART, I. B. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos: aplicações à Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2004.
CAIMI, Flávia E. O que precisa saber um professor de História? História &
Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./ dez. 2015.
PRATS, Joaquín. Ensinar história no contexto das ciências sociais: princípios
básicos. Educar em Revista, Curitiba, p. 191-218, 2006
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