Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS DE LINGUAGEM E LITERATURA/ICHS (11.39.00.46)
Código: IH1261
Nome: ESTUDOS DE DRAMATURGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A partir dos diferentes estudos de dramaturgia, este curso propõe uma reflexão do fenômeno teatral, numa perspectiva sócio-histórica, abordando as transformações do gênero dramático, tanto na composição do texto, quanto nas concepções de dramaturgos e diretores que colaboraram para as mudanças estéticas na encenação. As passagens do texto teatral ao texto cênico, neste sentido, ganham relevância, ao servirem de base para a compreensão de diferentes processos envolvidos na composição do espetáculo.
Referências: BÁSICA: GÁRBERO, Maria Fernanda (Org). A Fronteira: crítica literária, teatro e estudos da tradução. Curitiba: Editora da UFPR, 2021. GUINSBURG, Jacó; NETTO, J. Teixeira Coelho; CARDOSO, Reni Chaves. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006. MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 2003. PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008a. ROMILLY, Jacqueline. A tragédia grega. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Editora UnB, 1998. ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral: 1880-1980. Trad. Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985. RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2013. SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltés. Trad. Newton Cunha, J. Guinsburg, Sonia Azevedo. São Paulo: Perspectiva, 2017. Coleção estudos, n. 348. SZONDI, Peter. Teoria do drama burguês (século XVIII). Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2004. ______. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2001. COMPLEMENTAR: BORIE, Monique ; ROUGEMONT, Martine de ; SCHERER, Jacques. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. 3ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. DANAN, Joseph. Qu’est-ce que la dramaturgie? Paris: Acte Sud, 2010. GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela Alves de. Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos (Orgs.). São Paulo: Perspectiva; SESC-SP, 2006. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução sob direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008b. ______. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4