Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/ICHS (12.28.01.00.00.49)
Código: IM-1253
Nome: AMÉRICA E OS IMPÉRIOS IBÉRICOS NA PRIMEIRA MODERNIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O curso pretende abordar alguns dos principais aspectos e conceitos que norteiam as relações entre o Velho e o Novo Mundo durante o início da modernidade, dando destaque para as formas de escrita e apreensão do outro estabelecidas durante os primeiros contatos travados entre indígenas e europeus no continente americano. Serão apresentados também debates historiográficos acerca de conceitos como império, modernidade, alteridade, conquista, tradição e experiência.
Referências: ARMITAGE, David. Três conceitos de história atlântica. História Unisinos, vol. 18, n. 2, 206-217, 2014. CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge; BREEN, Benjamin. Hybrid Atlantics: future directions for the History of the Atlantic World. History Compass, vol. 11, n. 8, 597-609. __________. Histórias emaranhadas: historiografias de fronteira em novas roupagens? In: FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira (org.). História da América: historiografia e interpretações. Ouro Preto: EDUFOP, 2012. GOULD, Eliga H. Entangled Histories, Entangled Worlds: The English-Speaking Atlantic as a Spanish Periphery. American Historical Review, vol. 112, n.3, 764-786, 2007. GRUZINSKI, Serge. Que horas são... lá, do outro lado? América e Islã no limiar da época moderna. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2012. __________. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte; São Paulo: Editora UFMG; Edusp, 2014. KUPPERMAN, Karen. The Atlantic in world history. Nova York: Oxford University Press, 2012. NAVARRETE LIÑARES, Federico. Las historias de América y las historias del mundo: una propuesta de cosmohistoria. Anales de estudios latinoamericanos, n. 36, 1-35, 2016. REVEL, J. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, vol. 15, n. 45, 434–444, 2010. SEED, Patricia. Modern. In: MCCARTHY, Ita (ed.). Renaissance Keywords. Oxford: Legenda, 2013. SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: notes towards a reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, vol. 31, n. 3, 1997, 735-762. __________. Holding the World in Balance: the connected histories of the Iberian Overseas Empires, 1500-1640. American Historical Review, 112(5), 1359-1385, 2007. ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Brasiliense, 2004. BRENDECKE, Arndt. Informing the Council. Central institutions and local knowledge in the Spanish Empire. In: BLOCKMANS, Wim (et. al.). Empowering Interactions: political cultures and the emergence of the State in Europe: 1300-1900. Farnham: Ashgate, 2009, 235-252. CASALILLA, Bartolomé Yun (dir.). Las Redes del Imperio: élites sociales en la articulación de la monarquía hispánica, 1492-1714. Madrid: Marcial Pons, 2009. ELLIOTT, John H. A Europe of composite monarchies. Past & Present, Oxford University Press, n. 137, 48-71, 1992. GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, 175-195, 2001. HAUSSER, Christian; PIETSCHMANN, Horst. Empire: the concept and its problems in the historiography on the Iberian empires in the Early Modern Age. Culture & History Digital Journal, vol. 3, n. 1, 1-10, 2014. HESPANHA, Antonio M. Depois do Leviathan. Almanack Brasiliense, n. 5, p. 55-66, 2007. __________. Antigo regime nos trópicos? Um debate sobre o modelo político do império colonial português. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). Na Trama das Redes: política e negócios no império português, séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p. 43-93. PUJOL, Xavier Gil. Centralismo e localismo? Sobre as relações políticas e culturais entre capital e territórios nas monarquias europeias dos séculos XVI e XVII. Penélope: fazer e desfazer a história, n. 6, 119-144, 1991. SOUZA, Laura de Mello e. O sol e a sombra. São Paulo: Cia. das Letras, 2006. TAU ANZOÁTEGUI, Victor. As Índias: províncias, reinos ou colônias? Em torno da proposta de Zorraquín Becú. RIHGRGS, n. 151, 13-71, 2016. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. ELLIOTT, J. H. O Velho Mundo e o Novo – 1492-1650. Lisboa: Querco, 1984. GODINHO, Vitorino Magalhães. O que significa descobrir? In: NOVAES, Adauto (org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 55-82. GRAFTON, Anthony. New Worlds, Ancient Texts: the power of tradition and the shock of discovery. Cambridge: Harvard University Press, 1995. HARTOG, François. O Espelho de Heródoto. Ensaios sobre a representação do outro. Belo Horizonte: Ed. UMFG, 1999. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006. KUPPERMAN, Karen O., America in European Consciousness, 1493 - 1750. Williamsburg: Institute of Early American History, 1995. O´GORMAN, Edmundo. A invenção da América. São Paulo: Unesp, 1992. PAGDEN, Anthony (ed.). Facing Each Other; the world’s perception of Europe and Europe’s perception of the World. Burlington: Ashgate, 2000. RYAN, Michael T. Assimilating New Worlds in the Sixteenth and Seventeenth Centuries. Comparative Studies in Society and History, vol. 23, n. 4, 519-538, out. 1981. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002 BOIXO, José Carlos González. Hacia una definición de las crónicas de Indias. Anales de Literatura Hispanoamericana, n. 28, 227-237, 1999. BOUZA, Fernando. Corre Manuscrito; una historia cultural del Siglo de Oro. Madrid: Marcial Pons Ediciones de Historia, 2001. FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira; REIS, Anderson Roberti dos. A crônica colonial como gênero de documento histórico. Ideias, vol. 13, n. 2, 25-41, 2006. LUZ, Guilherme Amaral. Os passos da propagação da fé: o lugar da experiência em escritos jesuíticos sobre a América quinhentista. Topoi, Rio de Janeiro: vol. 4, n. 6, 106-127, 2003. MIGNOLO, Walter. Cartas, crónicas y relaciones del descubrimiento y la conquista. In: MADRIGAL, Luis Iñigo (cord.). Historia de la literatura hispanoamericana; tomo I – época colonial. Madrid: Ediciones Cátedra, 1998. p. 57-116. MATTHEW, Laura; OUDIJK, Michel. Indian Conquistadors; indigenous allies in the conquest of Mesoamerica. Oklahoma: University of Oklahoma Press, 2007. NAVARRETE LIÑARES, Federico. Hacia otra historia de América: nuevas miradas sobre el cambio cultural y las relaciones interétnicas. México: Universidad Nacional Autónoma de México (Instituto de Investigaciones Históricas; serie antropológica 22), 2015. NAVARRETE LIÑARES, Federico; LEVIN ROJO, Danna. Indios, mestizos y españoles; interculturalidad e historiografía en la Nueva España. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2007. RESTALL, Matthew. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. __________. The new Conquest History. History Compass, vol. 10, n. 2, 151-160, 2012. SANTOS, Eduardo Natalino dos. As conquistas de México-Tenochtitlan e da Nova Espanha; guerras e alianças entre castelhanos, mexicas e tlaxcaltecas. História Unisinos, vol. 18, n. 2, 218-232, 2014. T ODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003. WINDSCHUTTLE, Keith. The Killing of History: how literary critics and social theorists are murdering our past. San Francisco: Encounter Books 2000.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4