Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: PPGECCD0066
Nome: TÓPICO ESPECIAL: ESTÉTICA, BELEZA E CRIAÇÃO: UM CERTO OLHAR A PROPÓSITO DO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 45 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estética na Pedagogia da autonomia. Criação na Educação como Prática da liberdade. Ser mais na Pedagogia do oprimido. Mudança social em Educação e Mudança. A natureza artística da educação em Medo e ousadia.
Referências: Bibliografia Básica: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. ______. Educação e mudança. 37ª ed. rev. e atual. São Paulo: Paz e Terra, 2016. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. Pedagogia do oprimido. 44ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: Quotidiano do professor. 12ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. Bibliografia Complementar: APPLE, Michael W.; NÓVOA, António (orgs). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998. BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1992. BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981. ______. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: Ed. UNESP, 2005. 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