Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134365
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: GÊNERO, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 45 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos sócio-históricos e políticos do corpo. Principais correntes conceituais dos Estudos de Gênero e sua relação com os estudos do poder. Construção das teorias (trans)feministas. Educação em sexualidade. Família e escola frente a questões de gênero e sexualidade. Gênero e sexualidade nas infâncias e seus reflexos na prática pedagógica.
Referências: Bibliografia Básica: ADICHIE, C. Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. AUAD, Daniela. Feminismo - que história é essa?. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2003. BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, vol.2,1960. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 2a ed. Campinas: Papirus. 1995.
FOUCAULT, Michel. “Os corpos dóceis. Os recursos para o bom adestramento”. In Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1987. p.117-161. HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018. LOURO, Guacira. O corpo educado – Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 Bibliografia Complementar: BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018. MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2003. McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997. RODRIGUES, J. C. O tabu do corpo. 4o ed. Rio de Janeiro, Dois Pontos, 2005.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1 v4.17.0_r4