Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134368
Nome: TÓPICO ESPECIAL: INFÂNCIA E ANCESTRALIDADE ATRAVÉS DA LITERATURA E DA FILOSOFIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Infância Ancestralidade Literatura (infantil) Filosofia
Referências: Bibliografia Básica: Diakite, Baba. O dom da infância, editora, 2012. HAMPATÉ BÂ, Amadou. Amkoullel: o menino fula. Casa das Áfricas. São Paulo: Palas Athena, 2003. Bibliografia Complementar: OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Personagens negros na literatura infantojuvenil no Brasil e em Moçambique (2000 – 2007): entrelaçadas vozes tecendo negritudes. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, 2010. OLIVEIRA, Kiusam de. Ọmọ-Obá: histórias de princesas. Ilustrações de: MARINHO, Josias. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009. OLIVEIRA, Kiusam de. O mundo no black power de Tayó. Ilustrações de: BORGES, Taísa. São Paulo: Peirópolis, 2013. ONDJAKI. Ombela: a origem das chuvas. Ilustrações de: CAIANO, Rachel. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2014. ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, p. 11- 46, 2012. SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. 2. ed., São Paulo: Odysseus, 2007

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