Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134376
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: FASCISMO, PODER E EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fascismo: origem e atualização histórica; Neofascismo, protofascimo e fascismo na política contemporânea; As particularidades do processo histórico no Brasil; Escola Sem Partido, Militarização das escolas e economia comportamental: uma análise sobre a ofensiva da Frente Liberal Ultraconservadora. Trabalho docente sob fogo cruzado.
Referências: Bibliografia Básica: ACCIOLY, I.; LAMOSA, R. DE A. C. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 706-733, 26 ago. 2021. CALIL, Gilberto. Brasil: o negacionismo da pandemia como estratégia de fascistização. In Revista Materialismo Storico, pp. 70-122, n° 2/2020, vol. IX. —. Olavo de Carvalho e a ascensão da extrema-direita. In Revista Argumentum, Vitória, v. 13, n. 2, p. 64-82, maio/ago. 2021 COLOMBO, Luiza. A FRENTE LIBERAL-ULTRACONSERVADORA NO BRASIL –. Reflexões sobre e para além do “movimento” Escola Sem Partido. Dissertação. PPGEduc/UFRRJ, 2018. MATTOS, Marcelo Badaró. Governo Bolsonaro: neofascimo e autocracia no Brasil. RJ: Ed. Usina Editorial, 2020. MENDONÇA, Amanda; PASSOS, Pâmella. O professor é o inimigo: uma análise sobre a perseguição docente no Brasil. RJ: Ed. Mórula, 2022. KONDER, Leandro. Introdução ao Fascismo. RJ: Ed. Expressão Popular, 2009.

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