Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 05 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/ICHS (12.28.01.00.00.49)
Código: PPHR0008
Nome: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DIGITAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem como objetivo analisar o impacto das transformações tecnológicas atuais e da expansão acelerada do volume de fontes históricas disponíveis em meio digital sobre o processo de produção, ensino e difusão do conhecimento histórico. Envolve a análise de questões teórico-metodológicas clássicas relativas à pesquisa e ensino de histórica, bem como à memória coletiva e história pública, identificando os impactos atuais e potenciais da tecnologia digital. Analisará ferramentas digitais utilizadas por diversos pesquisadores e instituições para preservar, analisar e interpretar fontes históricas. Os discentes serão orientados a explorar novas soluções relativas à realização dos potenciais e enfrentamento dos desafios identificados.
Referências: AQUINO, Israel. As Digital Humanities como uma comunidade de práticas: entrevista com o professor Daniel Alves (IHC/NOVA FCSH). Aedos, v. 12, n. 26, p. 22, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/105132 BOYD, Douglas A.; LARSON, Mary (Orgs.). Oral history and digital humanities: voice, access, and engagement. First edition. New York, NY: Palgrave Macmillan, 2014. (Palgrave studies in oral history). BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS Na Reelaboração Da Pesquisa Histórica. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), [s. l.], v. 33, n. 69, p. 196–219, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s2178-14942020000100011 BRAYNER, Aquiles Alencar - Desafios e Oportunidades para Instituic&#807;o&#771;es de Memo&#769;ria Cultural na Era Digital (Apresentação de Power Point). British Library, 2016. http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/xmlui/bitstream/handle/20.500.11997/1335/Brayner%2c%20Aquiles%20Alencar%20-%20Desafios%20e%20Oportunidades%20para%20Institui%c3%a7%c3%b5es%20de%20Mem%c3%b3ria%20Cultural%20na%20Era%20Digital.pdf?sequence=1&isAllowed=y COHEN, D J; ROSENZWEIG, R. Digital History: A Guide to Gathering, Preserving, and Presenting the Past on the Web. [s.l.]: University of Pennsylvania Press, 2006. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=gp5mAAAAMAAJ>. COHEN, Daniel J. History and the Second Decade of the Web – Roy Rosenzweig Center for History and New Media. Disponível em: <http://rrchnm.org/essay/history-and-the-second-decade-of-the-web/>. Acesso em: 19 set. 2016. CORDEIRO, Leonardo Zenha; COSTA, Renato Pinheiro da. Problematizações das tecnologias digitais na formação do professor de história no contexto amazônico. Esboços: histórias em contextos globais, [s. l.], v. 27, n. 45, p. 228–248, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318 DOUGHERTY, Jack; NAWROTZKI, Kristen (Orgs.). Writing History in the Digital Age. [s.l.: s.n.], 2011. Disponível em: <http://writinghistory.trincoll.edu/>. Acesso em: 8 jun. 2013. FERGUSON, Niall. A praça e a torre. Redes, hierarquias e a luta pelo poder global. São Paulo, Planeta do Brasil, 2018. Pp. 11-35 FORTES, Alexandre; ALVIM, Leandro Guimarães Marques. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços: histórias em contextos globais, [s. l.], v. 27, n. 45, p. 207–227, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68270 HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2004. “O mundo unificado”, Pp. 63-82. KELLY T. M., Teaching History in the Digital Age, Book Collections on Project MUSE (University of Michigan Press, 2013). Preface, v-ix; Introduction, 1-13. LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, Pedro Telles da; NICODEMO, Thiago Lima. Nunca fomos tão úteis. Esboços: histórias em contextos globais, [s. l.], v. 27, n. 45, p. 161–169, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e73831 MELO FLÓREZ, Jairo Antonio. Historia digital: la memoria en el archivo infinito. Historia Crítica No.40, n. 43, p. 82–103, 2011. Disponível em: <http://historiacritica.uniandes.edu.co/view.php/694/index.php?id=694>. Acesso em: 27 maio 2015. NOIRET, Serge. Digital Public History: bringing the public back in. Public History Weekly, v. 2015, n. 13, 2015. Disponível em: <http://public-history-weekly.oldenbourg-verlag.de/?p=3931>. Acesso em: 2 jun. 2015. OGASSAWARA, Viviane Trindade, Juliana Sayuri, Borges. O historiador e a mídia: diálogos e disputas na arena da história pública. Revista Brasileira de História, [s. l.], v. 39, p. 37–59, 2019. https://www.scielo.br/j/rbh/a/FKyMw5pFhRdL5jbRCYB6fnD/?lang=pt&format=pdf RIBEIRO, Felipe Augusto Dos Santos et al. Explorando os potenciais da história digital: A experiência do Centro de Documentação e Imagem da Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro - Campus de Nova Iguaçu. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), [s. l.], v. 33, n. 69, p. 152–172, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s2178-14942020000100009 ROY ROSENZWEIG CENTER FOR HISTORY AND NEW MEDIA (Org.). Current research in digital history. Fairfax, Virginia: Roy Rosenzweig Center for History and New Media, 2018. SEEFELDT, Douglas; THOMAS III, William G. What is digital history? a look at some exemplar projects. 2009.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r10