Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATRIMÔNIO, CULTURA E SOCIEDADE (12.28.01.00.00.00.22)
Código: IM-1502
Nome: PATRIMÔNIO IMATERIAL, AÇÃO AFIRMATIVA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagem sobre o processo de valorização da cultura afro-brasileira no contexto da ação afirmativa. Reflexão dos conceitos de patrimônio imaterial e cultura afro-brasileira no contexto da política de ação afirmativa. Análise crítica sobre as políticas para a salvaguarda da cultura imaterial dos afro-brasileiros.
Referências: BÁSICA: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A/FAPERJ/UNIRIO, 2003. AVRITZER, L.; GOMES, L.C.B. Política de Reconhecimento, Raça e Democracia no Brasil. In: Dados Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 56, nº 1, 2013, p. 39-68. CAMPOS, Yussef Daibert Salomão de. Percepção do intangível: entre genealogias e apropriações do patrimônio cultural imaterial. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2013. FERNANDES, Otair e MACHADO, e Elielma, Ayres. Políticas de Ação Afirmativa e educação no Brasil: para além da cor e da raça. In FARIAS, Patrícia Silveira; LEITÃO, Márcia Pinheiro (Org.). Novos estudos em relações étnico-raciais, organizado. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2013. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e,. O Jogo das Diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo orizonte: Autêntica, 2006. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação UNESCO no Brasil, 2003. IPHAN. Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois. A trajetória da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Brasília: Iphan, 2006. NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos; CHUVA, Marcia Regina Romeiro. Patrimônio cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: 2012. ______ . Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Dossiê África-Brasil. Anos 90 Revista do programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Porto Alegre, v. 15, n. 27, p. 233-255, jul. 2008. SISS, Ahyas. Afro-Brasileiros, Cotas e Ação Afirmativa: raízes históricas. Rio de Janeiro: Quatert/PENESB, 2003. ______ . Dimensões e concepções de multiculturalismo: considerações iniciais. In OLIVEIRA, Iolanda (Org.). Relações Raciais e Educação: Temas Contemporâneos. Niterói/RJ: EdUFF, 2002. P.136-150 (Caderno PENESB;4). UNESCO. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris: 2003. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540por.pdf COMPLEMENTAR: COSTA, Haroldo. Arte e cultura afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2013. CASTRO, Maria Laura Viveiros de. Patrimônio imaterial no Brasil: Legislação e Políticas Estaduais. Brasília: UNESCO, Educarte, 2008. FIGUEIREDO, Luciano (Org.). Raízes Africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009 (Coleção Revista de História no Bolso; 6). PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: PELEGRINI, Sandra C. A.. A gestão do patrimônio imaterial brasileiro na contemporaneidade. História [online]. 2008, vol.27, n.2, pp. 145-173. ISSN 1980-4369. SANTOS, Adalberto S. Referências sobre preservação de patrimônios culturais. Políticas Culturais em Revista, 1 (3), p. 71 - 83, 2010 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br.

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