Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134381
Nome: TÓPICO ESPECIAL: OS PROCESSOS INSTITUCIONAIS E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA UNIVERSIDADE NO BRASIL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Examinar os conceitos e as concepções de universidade no Brasil correlacionando com os aspectos históricos da educação superior e sua função no capitalismo dependente. Investigar a intervenção do Estado nas políticas públicas através da reforma da educação superior, pensando os contextos político-institucional e acadêmico- científico.
Referências: Bibliografia: ALVES, Moisés Henrique Zeferino; SÁ, Kátia Oliver de; JUNIOR, Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas. Política de pós-graduação no Brasil: rumos da produção do conhecimento sob o domínio do capital. Revista de Políticas Públicas, São Luiz, v. 25, n. 1, p. 428-448, jan./jun. 2021 CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000, p.151-204. FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020. FERNANDES, Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. São Paulo: Globo, 2010. FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora, 1966. LEHER, Roberto. Estado, reforma administrativa e mercantilização da educação e das políticas sociais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.9-29, abr. 2021. MOURA, Aline; CRUZ, Andreia. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O AGRAVAMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL:considerações acerca do governo Bolsonaro. RTPS –Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 7, nº 12, p. 01-19, 2022. TREIN, Eunice; RODRIGUES, José. O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 16, n. 48, p. 769-819, set./dez. 2011.

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