Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134383
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM LETRAMENTO ACADÊMICO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentar os conceitos de letramento e letramento acadêmico, dialogando com os múltiplos contexto cotidiano, articulando formas diferenciadas para escolarização, que emergem das práticas sociais tecnologicamente mais sofisticadas em comunidades mais escolarizadas.
Referências: ROCHA, R. M. ; AZEVEDO, P. B. . REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LETRAMENTO: O LUGAR DA ESCRITA AUTORAL NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO , v. 14, p. 245-257, 2021. ARCENIO, C. R. C. ; AZEVEDO, P. B. . A espiral do tempo COMO Um dispositivo de análise para narrativas, (auto)biogrAFias, trajetórias de vida e história oral. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 6, p. 668-684, 2021. AZEVEDO, P. B. ; ROCHA, R. M. . O NARRAR SOBRE SI E A ESCREVIVÊNCIA: O LUGAR DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NEGRAS. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 46, p. 1345-1359, 2021. ATTOS, C. O. ; AZEVEDO, P. B. . Aspectos teóricos na relação entre linguagem, surdez, letramento e ensino de história. Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 25, p. 135-148, 2020. AZEVEDO, P. B. ; SANTOS, A. M. M. ; ARCENIO, C. R. C. ; ARRUDA, M. C. C. ; LINO, L. A. . DE QUE EDUCAÇAO NECESSITAMOS? Por uma educação pública e contra-hegemônica. Revista de Politica Públicas da UFMA , v. 24, p. 262-276, 2020. ARCENIO, C. R. C. ; AZEVEDO, P. B. . PARA QUE SERVE E QUEM VAI LER?: PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO DE UMA TURMA DE 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM NOVA IGUAÇU, RJ. REVISTA DIGITAL FORMAÇÃO EM DIÁLOGO , v. 1, p. 27-39, 2019. DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS ; SANTOS, A. M. M. . TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: por que se lê e escreve no curso de História PARFOR/UFRRJ?. Revista de Politica Públicas da UFMA , v. 22, p. 1465-1486, 2018.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r4