Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134388
Nome: TÓPICO ESPECIAL: TURISMO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A educação e as relações Étnico-raciais no Brasil. História e prática das leis 10.639/2003 e 11.645/08. A origem com Célestin Freinet. Introdução ao Turismo (conceitos, tipologia, segmentos turísticos). Turismo pedagógico: conceito, operacionalização.
Referências: ÁLVARES, B. J. M.; LINHARES, I. L. L.; TAVEIRA, M. S. Turismo Pedagógico: uma atividade socialmente responsável. In: BAHL, M. (org.) Turismo com Responsabilidade Social. Congresso Brasileiro de Turismo, Coletânea XXIII CBTUR. São Paulo: Roca, 2004. CASHMORE, Ellis et al. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 2000 COSTA, Ricardo Dias da. Teoria e prática - visitas e viagens técnicas. In: CATRAMBY, Teresa Cristina Viveiros (org.). Bacharelado em Turismo: teoria, prática e expectativa. 1 ed. Curitiba: Atlas, 2016. O. p. 63-74. FREINET, C. A. Pedagogia do Bom Senso. 7. ed. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2004. GOMES, Joaquim Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. LICKORISH, L; JENKINS, L. C. (2000). Introdução ao turismo. Elsevier, 7. reimp. Rio de Janeiro. (Tradução de Fabíola de Carvalho S. Vasconcellos). OMT (Organização Mundial do Turismo), 2001, Introdução ao turismo, Roca, São Paulo SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quarter; Niterói: Penesb, 2003

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