Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134389
Nome: TÓPICO ESPECIAL: NEOLIBERALISMO COMO MODO DE GESTÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E A CONDIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL.
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Capitalismo, neoliberalismo e o modo de gestão do sofrimento psíquico. Mal estar na civilização e a sociedade burguesa. Gerencialismo na Educação. Análise do trabalho docente no Brasil. Adoecimento e sofrimento psíquico no trabalho docente. Medicalização e o encapsulamento do sofrimento psíquico dos trabalhadores.
Referências: .DUNKER, Christian. Uma biografia da depressão. SP: Ed. Planeta, 2021. .ESTEVE, José Manuel. O Mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999. .FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. RJ: Ed. Imago, 1997. .SAFATLE, Vladmir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian (Org.). BH: Ed. Autêntica, 2021. .ZAFALÃO, João. Do que adoecem os professores e professoras? SP: Ed. Usina Editorial, 2021.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4