Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS DE LINGUAGEM E LITERATURA/ICHS (11.39.00.46)
Código: IH1251
Nome: LÍNGUA, LINGUAGEM E DISCURSO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentação geral das teorias linguísticas e de um repertório de referências teóricas com vistas à orientação de pesquisas bibliográficas dos mestrandos. Expansão de perspectivas teóricas sobre língua, linguagem e discurso.
Referências: BÁSICA: BEAUGRANDE, Robert de, DRESSLER, Wolfgan U. Introdution to text linguistic. Londres/ New York: Longman, 1981. BYBEE, Joan. Language, use and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. LAKOFF, G. e JONHSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003. NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional: interação, discurso e texto. São Paulo: Editora Contexto. 2018. SASSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Organizado por Charles Bally, Albert Sechehaye; com a colaboração de Albert Riedlinger; prefácio da edição brasileira Isaac Nicolau Salum; tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. -- 27. ed. -- São Paulo: CuItrix, 2006. WEINREICH, U.; LABOV, W. & HERZOG, M. (1986). Empirical Foundations for a Theory of Language Change In: W. Lehman and Y. Malkiel (Orgs.). Directions for historical linguistics. Austin: University of Texas Press, p. 97-195. [Artigo traduzido por M Bagno. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.]. COMPLEMENTAR: DUARTE, M. E. L. Avanço no estudo da mudança sintática associando a Teoria da Variação e Mudança e a Teoria de Princípios e Parâmetros. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 85–111, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8641473. Acesso em: 22 set. 2022. GIVÓN, Talmy. Beyond structuralism: should we st a priori limits to our curiosity? Studies in language, vol. 37, n. 2. 2013. LABOV, William. Principles of Linguistic Change: Cognitive and Cultural factors. Oxford: Wiley- Blackwell, 2010. OLIVEIRA, Mariangela Rios de; ROSÁRIO, Ivo da Costa do. Linguística centrada no uso: teoria e método. Rio de Janeiro: Lamparina/Faperj. 2015. WIEDEMER, Marcos L.; MACHADO VIEIRA, Marcia S. Lexemas e construção: atração, coerção e variação. In. Caderno Seminal. Dossiê especial “A centralidade da variação e a gradualidade da mudança linguística na língua em uso”, p. 81-132, 2018.http://www.revel.inf.br/files/6935cf63f254321891e9df0d88ad1a13.pdf. MARCUSCHI. L. A. O papel da linguística no ensino de línguas. Diadorim. V. 18 2016. Disponível em: ttps://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/5358

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