Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134392
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 25 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Produção de conhecimento. Divulgação e popularização científica. Espaços formais, não formais e informais. Cibercultura.
Referências: Bairral, M. The Value of Little Things, Math Learnings and Hyperconnected Looks. Global Journal of Human-Social Science (G) GJHSS, 23(6), p.1-13, 2023. http://3d.globaljournals.org/Virtual_3D_GJHSS_(G)_Volume_23_Issue_6/ Barzano, M. A. L. G. Griôs: dobras e avessos de uma ONG-Pedagogia-Ponto de Cultura (1 Ed.). Feira de Santana: UEFS Editora, 2013. Boletim Gepem 69 (2016) – Número temático sobre Educação, Divulgação e Cultura Científica e Tecnológica. https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/issue/view/8 Boletim Gepem 75 (2019) – Número temático sobre Educação Matemática e Científica na Cibercultura. https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/issue/view/14 Caderno do Museu da Vida: O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. (2001/2002). Rio de Janeiro: Museu da Vida / MAST. Marandino, M. (2017). Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência e Educação (Bauru), 23(4), 811-816. doi:10.1590/1516- 731320170030001 Mercado, L. P. L. (2009). Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto, 22(79), 17- 44. Retrieved from http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/101/showToc Remillard, J. T., Herbel-Eisenmann, B. A., & LLOYD, G. M. (Eds.). Mathematics teachers at work: Connecting Curriculum Materials and Classroom Instruction. New York: Routledge, 2009.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r4