Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/ICHS (12.28.01.00.00.49)
Código: PPHR0015
Nome: IMPÉRIOS NA PRIMEIRA MODERNIDADE ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina pretende abordar alguns dos principais aspectos e conceitos que norteiam os debates acadêmicos a respeito da formação dos impérios europeus durante a Primeira Modernidade. Em especial, pretendemos analisar a produção historiográfica produzida nas últimas décadas que reflete sobre as dinâmicas e tensões entre diferentes partes de um mesmo império ou das relações entre eles.
Referências: ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Brasiliense, 2004. ARMITAGE, David. Três conceitos de história atlântica. História Unisinos, vol. 18, n. 2, 206-217, 2014. BRENDECKE, Arndt. Informing the Council. Central institutions and local knowledge in the Spanish Empire. In: BLOCKMANS, Wim (et. al.). Empowering Interactions: political cultures and the emergence of the State in Europe: 1300-1900. Farnham: Ashgate, 2009, 235-252. CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge; BREEN, Benjamin. Hybrid Atlantics: future directions for the History of the Atlantic World. History Compass, vol. 11, n. 8, 597-609. __________. Histórias emaranhadas: historiografias de fronteira em novas roupagens? In: FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira (org.). História da América: historiografia e interpretações. Ouro Preto: EDUFOP, 2012. CASALILLA, Bartolomé Yun (dir.). Las Redes del Imperio: élites sociales en la articulación de la monarquía hispánica, 1492-1714. Madrid: Marcial Pons, 2009. ELLIOTT, John H. Una Europa de monarquías compuestas. In: ELLIOTT, John H. España, Europa y el mundo de ultramar (1500-1800). Madrid: Taurus, 2010, p. 29-54. GIL PUJOL, Xavier. Centralismo e localismo? Sobre as relações políticas e culturais entre capital e territórios nas monarquias europeias dos séculos XVI e XVII. Penélope: fazer e desfazer a história, n. 6, 119-144, 1991. GOULD, Eliga H. Entangled Histories, Entangled Worlds: The English-Speaking Atlantic as a Spanish Periphery. American Historical Review, vol. 112, n.3, 764-786, 2007. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Cascatas de Modernidade. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998, p. 9-32. GRUZINSKI, Serge. Que horas são... lá, do outro lado? América e Islã no limiar da época moderna. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2012. __________. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte; São Paulo: Editora UFMG; Edusp, 2014. __________. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, 175-195, 2001. HAUSSER, Christian; PIETSCHMANN, Horst. Empire: the concept and its problems in the historiography on the Iberian empires in the Early Modern Age. Culture & History Digital Journal, vol. 3, n. 1, 1-10, 2014. HESPANHA, Antonio M. Depois do Leviathan. Almanack Brasiliense, n. 5, p. 55-66, 2007. __________. Antigo regime nos trópicos? Um debate sobre o modelo político do império colonial português. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). Na Trama das Redes: política e negócios no império português, séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p. 43-93. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006. KUPPERMAN, Karen. The Atlantic in world history. Nova York: Oxford University Press, 2012. __________, America in European Consciousness, 1493 - 1750. Williamsburg: Institute of Early American History, 1995. LE GOFF. Jacques. Antigo/Moderno. In : LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas : Editora da Unicamp, 1990, p. 167-202. NAVARRETE LIÑARES, Federico. Las historias de América y las historias del mundo: una propuesta de cosmohistoria. Anales de estudios latinoamericanos, n. 36, 1-35, 2016. PAGDEN, Anthony (ed.). Facing Each Other; the world’s perception of Europe and Europe’s perception of the World. Burlington: Ashgate, 2000. PUJOL, Xavier Gil. Centralismo e localismo? Sobre as relações políticas e culturais entre capital e territórios nas monarquias europeias dos séculos XVI e XVII. Penélope: fazer e desfazer a história, n. 6, 119-144, 1991. SEED, Patricia. Modern. In: MCCARTHY, Ita (ed.). Renaissance Keywords. Oxford: Legenda, 2013. SOUZA, Laura de Mello e. O sol e a sombra. São Paulo: Cia. das Letras, 2006. SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: notes towards a reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, vol. 31, n. 3, 1997, 735-762. __________. Holding the World in Balance: the connected histories of the Iberian Overseas Empires, 1500-1640. American Historical Review, 112(5), 1359-1385, 2007. TAU ANZOÁTEGUI, Victor. As Índias: províncias, reinos ou colônias? Em torno da proposta de Zorraquín Becú. RIHGRGS, n. 151, 13-71, 2016.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1 v4.17.0_r4