Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134386
Nome: TÓPICO ESPECIAL: DIDÁTICAS E METODOLOGIAS AFRORREFERENCIADAS
Carga Horária Teórica: 23 h.
Carga Horária Prática: 22 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Didáticas Afrorreferenciadas. Metodologias Afrorreferenciadas. Teorias da Ancestralidade. Encantamento. Escrevivências. Escuta Sensível. Metodologia dos Odus. Reescrita da História. Movimento Negro e educação. Corporeidades, estéticas e territorialidades. Educação para as Relações Étnico-raciais. Currículos plurais. Contracolonização e Decolonização. Pretagogia. Pedagogia da Ancestralidade. Audiovisualidades negras.
Referências: Bibliografia Básica BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramon. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado – V. 31, N. 1, Janeiro/Abril. 2016 MACHADO, Adilbênia Freire. Por uma filosofia do ser-tão. Revista Cult. Julho 2021, Edição 271. _______. Filosofia Africana desde saberes ancestrais femininos: bordando perspectivas de libertação desde o ser-tão que há em nós. Revista da ABPN • v. 12, n. 31 • jan – fev 2020, p. 27-47. _______. Filosofia africana: ética de cuidado e de pertencimento ou uma poética de encantamento. Número Especial “Filosofia Africana: pertencimento, resistência e educação”: Problemata: R. Intern. Fil. V. 10. n. 2, p. 56-75, 2019. MACHADO, Adilbênia Freire. Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades. Fortaleza: Imprece, 2019. MACHADO, Adilbênia Freire. 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