Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134395
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: ESTUDOS PÓS-COLONIAIS, RAÇA, RACISMO E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudos Pós-Coloniais, Raça, etnia e construção de identidades. Políticas de Ação Afirmativa na Educação Superior Brasileira.
Referências: Bibliografia Básica: BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Contracapa, Rio de Janeiro, 2000. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003. CUCHE, D. La Notion de Culture Dans les Sciences Sociales. Éditions La Découverte, Paris, 1996. FERNANDES, F. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. Dominus Editora. São Paulo, 1965. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009. HASENBALG Carlos. A. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1979. SISS, Ahyas. Historical Inequalities and Challenges oh the Brazilians Educational Policy. In: Relações Étinico-Raciais, Gênero e Desigauldade Social na Esducação Básica. Backes, José Licínio. Mercado das Letras, São Paulo, 2016. SISS, Ahyas; AMORIM, Cleyde Rodrigues; SANTOS, Adilson Pereira dos; COSTA, Ricardo Dias da. Afrofobia, Afroconveniência e Identidades Étnico Raciais em Transito. IN: AS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO SISTEMA DE COTAS NO ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS FEDERAIS: implementação e atuação. Ahyas Siss (org). UFRRJ, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. Disponível em: https://opaas.ufrrj.br/livros. SISS, Ahyas & PACE, Ângela Ferreira. QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: A Case Study. In: Revista Periferia (Uerj) ISSN: 1984-9540, DOI: 10.12957/periferia.2023.70432, disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/periferia/article/view/70432/45273 Bibliografia Complementar: AGUIAR, M.A. da S. Avaliação Do Plano Nacional De Educação 2001-2009: Questões Para Reflexão. IN: Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 707-727, jul.-set. 2010. AZEVEDO, T. As Elites de Cor: Um Estudo de Ascenção Social. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1953. BRASIL. Lei no. 9.394, de 20.12.1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In: Diário Oficial da União, Ano CXXXIV, no 248, 3. 12. 1996, pp. 27.833-27.841. HARRIS, M. Patterns of Race in The Americas. Nova York, Walker and Company, 1964. Hollinshead, Keith. Tourism and third space populations The restless motion of diaspora peoples, In: TIMOTHY, Dallen J., COLES, Tim.(Orgs). Tourism, Diasporas and Space. Routledge 11 New Fetter Lane, London,, 2004. MUNANGA, K. “O anti-racismo no Brasil”. In: Estratégias e Políticas de Combate À Discriminação Racial. Munanga (org.) São Paulo, Edusp, 1996. SOWELL, Thomas. Affirmative action around the world – An empirical study. New Haven: Yale University Press, 2004.

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