Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134396
Nome: TÓPICO ESPECIAL: TRABALHO E SAÚDE DOCENTE NO BRASIL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Capitalismo, trabalho e adoecimento laboral; O trabalho docente diante da supremacia neoliberal; condições de trabalho e saúde docente; a fábrica do sujeito neoliberal e o mal-estar docente; as formas silenciosas de resistência; contradições e lutas de professoras e professores.
Referências: Bibliografia Básica: ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. SP: Editora Cortez, 2017. ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2018. BORGES, Kamylla Pereira. Trabalho, precarização e adoecimento docente. Curutiba: Ed. Appris, 2020. CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho.. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1999. COSTA, Pedro Henrique Antunes. O marxismo e a loucura. São Paulo: ed. Lavrapalavra, 2023. ESTEVE, José M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999. OLIVEIRA, Dalila; VIEIRA, Lívia (orgs.). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012. SILVA, Jeferson Peixoto da Silva; FISCHER, Frida Marina. O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura. Revista Saúde e Sociedade, V. 30, n.º 4. São Paulo, 2021. ZAFALÃO, João. Do que adoecem os professores e as professoras? São Paulo: Usina Editorial, 2021. Bibliografia Complementar: ACCIOLY, Inny, LAMOSA, Rodrigo. As competências socioemocionais na formação da juventude: mecanismos de coerção e consenso frente às transformações no Mundo do Trabalho e os conflitos sociais no Brasil. In Revista Vértice. 2021. ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. SP: Editora Boitempo, 2020. CÊA, G.; SILVA, S.; SANTOS, I. De “Educação Para Todos” para “Todos Pela Educação”. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 181-210, 30 jun. 2019. Link: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/252 . PRONKO, Marcela. “Modelar o comportamento: novas estratégias do Banco Mundial para a educação na periferia do capitalismo.” RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, V. 4, n. 6, pp. 167-180, 30 de jun. 2019.

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