Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-134398
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Formação docente. Processo de Profissionalização. Politicas de formaçao docente e escolar. Pesquisa eDem educação e Desafios das práticas educativas.
Referências: Bibliografia Básica: ANDRÉ, M. Formação de Professores:a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, [S. l.], v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 7 fev. 2024. . ANDRÉ M. A complexa relação entre pesquisas e políticas públicas no campo da formação de professores , Educação: v. 32 n. 3, 2009. FREITAS. Luiz. C. F.QUAL AGENDA PARA QUAL DEMOCRACIAO papel da escola e seus profissionais. FORMOV. v. 5 n. 10, 2023. NÓVOA.A. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE. In: NÓVOA, António, coord. - "Os professores e a sua formação". Lisboa : Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. SAVIANI. D. Formação de professores_aspectos históricos.pdf Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. HUBERMAN. M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. LESSARD, C. TARDIF, M. As transformações atuais do ensino: três cenários possíveis na evolução da profissão de professor?. In. LESSARD, C. TARDIF, M. O ofício de professor: história, érspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Frente Nacional pela REVOGAÇÃO das Resoluções CNE/CP 02/2019 e 01/2020, Frente Nacional pela REVOGAÇÃO das Resoluções CNE/CP 02/2019 e 01/2020. Bibliografia Complementar: MASSCHELEIN, J. MASSCHELEIN, J. Domando o professor. In. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

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