Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ATIVIDADE INTEGRADORA DE FORMAÇÃO
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-PORTUGUÊS/ESPANHOL/IM (12.28.01.00.00.00.04)
Código: AA761
Nome: NÚCLEO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO I
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Orientação: 15 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 15 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: OBJETIVO: Estimular a realização de pesquisa articuladas à docência, dado que esta é parte constituinte da formação do professor de E/LE (Espanhol como Língua Estrangeira);Estabelecer articulações entre teoria e prática na formação docente com vistas à produção/construção de conhecimentos necessários à prática pedagógica; Pensar as especificidades relativas ao processo de ensino-aprendizagem de E/LE na Educação Básica; Analisar materiais didáticos produzidos por professores de E/LE; Construir metodologias e produzir materiais para o ensino de E/LE que superem as limitações e os problemas detectados nas práticas em curso. ORIENTAÇÃO: O trabalho será organizado em três eixos que se constituirão de atividades de pesquisa articuladas à reflexão teórica e à busca de alternativas para o ensino da Língua Portuguesa:Eixo I - O ensino de Língua Espanhola na Educação Básica.Eixo II - Análise de materiais didáticos usados pelos professores de E/LE.Eixo III - Leitura, letramento e métodos de ensino: o discurso e a prática dos professores. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Revisão de literatura; observações de aulas, entrevistas com professores; entrevistas com alunos; análise de materiais didáticos utilizados nas escolas; elaboração de cadernos com atividades consideradas exitosas pelos professores; elaboração de relatórios de pesquisa.
Equivalência(s) Específica(s)
Equivalências Específicas Matriz Curricular Currículo Início da Vigência Fim da Vigência
( AB763 OU AC764 ) LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL/LITERATURAS - NOVA IGUAÇU - LICENCIATURA - Presencial - M 00321 - 2009.1 2024.2
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
00321 2009.1 LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL/LITERATURAS - NOVA IGUAÇU - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 5 Não

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1 v4.17.0_r4