Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS DE LINGUAGEM E LITERATURA/ICHS (11.39.00.46)
Código: IH1257
Nome: CONVERGÊNCIAS DO PENSAMENTO DECOLONIAL E DA MOBILIDADE CULTURAL NA LINGUAGEM LITERÁRIA LATINO-AMERICANA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Novas perspectivas da Historiografia Literária Latino-Americana. Inflexão decolonial, colonialidade epistemológica e pensamento pós-abissal. Dinâmicas de (re)leitura, (re)escrita, (re)contextualização e (re)apropriação como estratégias discursivas na Literatura Latino-Americana. A importância da noção de mobilidade cultural para as literaturas em contexto de fronteira, fluxo migratório e embate cultural.
Referências: BÁSICA: BERND, Zilá. (org). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. COUTINHO, Eduardo F. Reflexões sobre uma nova historiografia literária na América Latina. In: Ilha do Desterro nº 59. Florianopolis: Ed. UFSC. jul./dez. 2010. pp. 113-132. MIGNOLO, Walter. Historias locales, diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003. 452 p. RESTREPO, Eduardo; ROJAS, Axel. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Colombia: Universidad del Cauca, Popayán. 2010. Disponível em: file:///C:/Users/user/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempSt ate/Downloads/Inflexion_decolonial%20(1).pdf SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. 1. ed. -. São Paulo: Editora Cortez. 2013. 637 p. COMPLEMENTAR: BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte. Editora UFMG, 1998. BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2012. BONNICI, Thomas (Org.). Resistência e intervenção nas literaturas pós-coloniais. Maringá: EDUEM, 2009. SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: MIGNOLO, Walter. La lengua, la letra y el territorio. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/254493179_Algunos_apuntes_sobre_la_traduccion_cul tural WALSH, Catherine. Interculturalidad, conocimiento y decoloniadad. Disponível em: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/viewFile/4663/3641 ______. Pensamiento crítico y matriz decolonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Aby Yala, 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/37649606/PENSAMIENTO_CR%C3%8DTICO_Y_MATRIZ_DE_COLONIAL_REFLEXIONESLATINOAMERICANAS

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