Ementa/Descrição: |
A disciplina se propõe a examinar gênero como uma categoria basilar do contemporâneo e à luz dos feminismos emergentes a partir do último quartel do século XX. O repertório teórico se calça nas tensões procedentes de representações identitárias universalizantes, procedendo, ao invés, ao reconhecimento de inflexões espaço-temporais e interseccionais para descrição de problemas e elaboração de método. Literatura e cinema serão linguagens privilegiadas no estabelecimento do diálogo com os textos ensaísticos discutidos, favorecendo, pela natureza do corpus examinado, uma perspectiva comparativista. |
Referências: |
BÁSICA:
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios I Giorgio Agamben; [tradutor Vinícius Nicastro Honesko 1. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BRANDÃO, Izabel (org). Traduções da cultura: perspectiva críticas feministas (1970-2010). Izabel Brandão, Ildney Cavalcanti, Claudia de Lima Costa, Ana Cecília Acioli Lima. Florianópolis: Editora da UFSC , 2017.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
LISPECTOR, Clarice. A via crucis do corpo [recurso eletrônico] / Clarice Lispector. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2015.
COMPLEMENTAR:
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
SANTOS, Rick J. Poética da diferença: um olhar queer. São Paulo: Nassau Community College; Factash Editora; Hageado Edições, 2014.
WALKER, Alice. Ninguém segura essa mulher. Trad. Betulia Machado e Maria José Silveira. São Paulo: Editora Marco Zero, 1987.
PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS:
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latinas a partir de uma perspectiva de gênero. Disponível em arquivo.galeses.org.br/em-debate/sueli-carneiro/17473-sueli-carneiro-enegrecer-o-feminismo-a-situacao-da-mulher-negra-na-america-latina-a-partir-de-uma-perspectiva-de-genero acesso 17 maio 2014
Filmografia
Brava gente brasileira, direção de Lúcia Murat, 2000. Brasil. Cor.
Mãe só há uma, direção de Anna Muylaert, 2016. Brasil. Cor.
Praia do futuro, direção de Karim Ainouz, 2014. Brasil. Cor.
Terra estrangeira, direção de Walter Salles e Daniela Thomas, 1996. Brasil, Portugal. P e B. |