Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS DE LINGUAGEM E LITERATURA/ICHS (11.39.00.46)
Código: IH1276
Nome: NEUROLINGUÍSTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A afasiologia e o nascimento da neurolinguística. Relação cérebro-mente-linguagem. Caracterização sintática do agramatismo. Estudos da linguagem na demência do tipo Alzheimer. Traços conceptuais, traços linguísticos e expressão linguística. Teorias linguísticas e gramáticas desviantes oriundas de patologias da linguagem.
Referências: CHOMSKY, N. Language and problems of knowledge: The Managua Lectures. Cambridge (MA): MIT Press, 1988. FRIEDMANN, N. Speech production in Broca’s agrammatic aphasia: syntactic tree pruning. In: Amunts, K. & Grodzinsky, Y. Broca’s Region. Oxford: Oxford University Press, 2006. OBLER,L.; GJERLOW,K. Language and the brain. Cambridge, 1999. ALTMANN, L.; KEMPLER, D.; ANDERSEN, E. Speech errors in Alzheimer’s Disease: Reevaluating Morphosyntactic Preservation. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 44, pp. 1069-1082, 2001. CARAMAZZA, A. & ZURIF, E. Dissociation of Algorithmic and Heuristic Processes in Language Comprehension: Evidence from Aphasia. Brain and Language, v. 3, p. 572-582, 1976. GROBER, E.; BANG, S. Sentence comprehension in Alzheimer’s disease. Developmental Neuropsychology, v.11, p. 95-107, 1995. GROSSMAN, M.; WHITE-DEVINE, T. Sentence comprehension in Alzheimer’s disease. Brain and Language. v. 62, p. 186-201, 1998. ROCHON, E.; WATERS, G.; CAPLAN, D. Sentence comprehension in patients with Alzheimer’s disease. Brain and Language, v. 46, p. 332-349, 1994. GRODZINSKY, Y. The syntactic characterization of agrammatism. Cognition, v. 16, p. 99-120, 1984. NOVAES, C.; BRAGA, M. Agrammatic aphasia and aspect. Brain and Language, v. 95, p. 121-122, 2005.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4