Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ESTUDOS DE LINGUAGEM E LITERATURA/ICHS (11.39.00.46)
Código: IH1282
Nome: SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina pretende apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, situando-a no contexto mais amplo dos estudos linguísticos do último século. Nesse sentido, serão aduzidas as dimensões interna e externa da variação, discutindo os modos como ela se manifesta no sistema linguístico e na vida social de uma comunidade. Por conseguinte, a disciplina busca mostrar como se dá o estudo da mudança nas formas da língua, um processo intimamente ligado ao fenômeno da variação.
Referências: BÁSICA: FREITAG, Raquel Meister Ko (org.). Metodologia de coleta e manipulação de dados em Sociolinguística. São Paulo: Blucher, 2014. LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. GUY, G. R.; ZILLES, A. M. Sociolinguística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007. MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza (org.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. Rio de Janeiro: Contexto, 2003. PAIVA, Maria da Conceição de; GOMES, Christina Abreu (org.). Dinâmica da variação e da mudança na fala e na escrita. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014. PAULSTON, C. B.; TUCKER, G. R. (eds.). Sociolinguistics: the essential readings. Oxford: Blackwell, 2003. SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; MARTINS, Marco Antônio (org.). Rumos da linguística brasileira no século XXI: historiografia, gramática e ensino. São Paulo: Blucher, 2016. WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1968]. COMPLEMENTAR: MARTINS, Marco Antônio et al. (orgs.). Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. NARO, Antony Julius; SCHERRE, Maria Marta Pereira. Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2007. PAIVA, Maria da Conceição de; DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia (org.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003. WIEDEMER, Marcos Luiz. “Introdução aos conceitos básicos da sociolinguística”. Cadernos do CNLF, Vol. XIII, nº 03. Rio de Janeiro: CiFeFil, 2009. PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: COAN, Márluce; FREITAG, Raquel MeisterKo. “Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino”. Domínios de Linguagem: Revista Eletrônica de Linguística, v. 04, n.02, 2º semestre 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/ 11618/6863>. Acesso em: 13 dez. 2016.

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