Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA/IA (11.39.49)
Código: IE-1403
Nome: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Compreensão das diferentes perspectivas pedagógicas que envolvem a área da educação e sustentabilidade a partir da apresentação da pedagogia da alternância, educação ambiental, dentre outras dimensões educativas, como elementos organizadores de fatores que influem no processo de ensino e aprendizagem e na elaboração das metodologias de pesquisa. Desenvolvimento da visão crítica do papel dinâmico das pedagogias ativas para a educação e sustentabilidade na construção do conhecimento pelo estudante.
Referências: BEGNAMI, J. B. Pedagogia da Alternância como sistema educativo. Revista da Formação por Alternância. Brasília: UNEFAB, 2006, n. 3. p. 24-47. FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre educação: diálogos (2 vol). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. BRANDÃO, C. R. Educação Popular na Escola Cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002. LEFF, H. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009. LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (org.) Pensamento complexo, Dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. MOTA NETO, J. C.; STRECK, D. Fontes da Educação Popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial. Educar em Revista, 35: 207-223, 2019. PONTUAL, P.; IRELAND, T. Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: Ministério da Educação / UNESCO, 2006. SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 1ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é: o que não é. 7° ed. Rio de Janeiro,: Vozes, 2017. MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais obscuro da modernidade. Rev. Bras. de Ciências Sociais, vol. 32, nº 94, 2017. WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n 83, 2018. WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.

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