Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 12 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA/IA (11.39.49)
Código: IE-1404
Nome: PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A educação contemporânea e o diálogo com as diversas áreas do conhecimento; A negociação identitária da área educacional atual; Os desafios da educação na modernidade e pós-modernidade; As funções sociais contemporâneas da educação nos diversos espaços de vida e da escola; Desigualdade econômica e social na instituição escolar e universidade; Contextualização dos desafios da educação brasileira e latino-americana na contemporaneidade.
Referências: ALMEIDA, Silvio. O que é o racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. 2ª ed. Lisboa: Edições 70, 2007. BURSZTYN, M. Ciência, ética e sustentabilidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. DAVID, C. M. et al., orgs. Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: UNESP; Cultura Acadêmica, 2015. HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003. GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000. IUCN. Education for sustainability: a practical guide to preparing national strategies. Gland: IUCN, 1993. MBAMBE, Achille. Necropolitica. São Paulo: n-1, 2018. MORENO, Alejandro. Superar a exclusão, conquistar a equidade. Buenos Aires: CLACSO, 2005. PEREIRA, P. A. P. Necesidades humanas: para una crítica a los patrones mínimos de sobrevivencia. São Paulo: Cortez, 2002. SEVERINO, A. J. Bacon: a ciência como conhecimento e domínio da natureza. In: CARVALHO, I. C. M; GRÜN, M.; TRAJBER, R. (orgs.) Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental, p. 49-59. Brasília: MEC/UNESCO, 2006. WALS, A. E. J. Shaping the education of tomorrow: 2012 full-length report on the UN Decade of Education for Sustainable Development. Paris: UNESCO, 2012.

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