Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-1343106
Nome: TÓPICO ESPECIAL: ESTUDOS DE GÊNERO E PRÁXIS PEDAGÓGICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Gênero como categoria de análise. Estudo das relações entre educação, práxis pedagógica e gênero; Interseccionalidades entre gênero, sexualidades, raça e classe na Educação. Práticas pedagógicas voltadas para educação antissexista, antirracista e anti-LGBTIfóbica, na perspectiva dos Direitos Humanos.
Referências: Bibliografia Básica: ADICHIE, C. Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. ANZALDUA, G. Falando em línguas: uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista de Estudos Feministas. v. 8, n. 1, pp. 229-23, 2000. AUAD, Daniela. Feminismo - que história é essa?. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2003. BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, vol.2,1960. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo: 2019. COLLINS, Patricia H. e BIRGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021. DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 2ª ed. Campinas: Papirus. 1995. DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84ª edição. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. __________. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 74ª edição. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. __________. Educação como prática da liberdade. 53ª edição. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1987. GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Zahar: São Paulo, 2020 HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018. __________. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. JESUS, Jaqueline G. de. Transfeminismo: Teorias e Práticas. Rio de Janeiro: Metanoia Editora, 2014. LOURO, Guacira. O corpo educado - Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. NASCIMENTO, Letícia. Transfeminismo. São Paulo: Jandaira, 2021. Bibliografia Complementar: AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018. HIRATA, Helena; et al (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: UNESP, 2009. JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995. PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007. SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 5-22, jul./dez. 1990. WALL, Karin; ABOIM, Sofia; CUNHA, Vanessa. (orgs.). A vida familiar no masculino: negociando velhas e novas masculinidades. Lisboa: Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego, 2010.

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