Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-1343113
Nome: TÓPICO ESPECIAL: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceitos de Sociedade. Sociedade e Educação. Estratificação Social. Estratificação Racial. Gênero e Educação. Racismo Estrutural. Ações Afirmativas Violência Simbólica. Cidadania.
Referências: Bibliografia Básica: BOURDIEU, Pierre. Escritos da Educação. Petrópolis, Vozes, 2005. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outas providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003. ANDRADE, M. P. Movimentos Negro e Educação: Abdias do Nascimento, MNU e os Princípios da Lei 10.639/03 – IN: Repecult – Revista Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT/issue/view/102/teste%203. Vol 1. N 1. 2016 AZEVEDO, Janete M. Lins de. A Educação Como Política Pública. Campinas, Autores Associados, 1997 LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, 1986 SISS, Ahyas. Historical Inequalities and Challenges oh the Brazilians Educational Policy. In: Relações Étinico-Raciais, Gênero e Desigauldade Social na Esducação Básica. Backes, José Licínio. Mercado das Letras, São Paulo, 2016 SISS, Ahyas & PACE, Ângela Ferreira. QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: A Case Study. In: Revista Periferia (Uerj) ISSN: 1984-9540, DOI: 10.12957/periferia. 2023.70432, disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/periferia/article/view/70432/45273. UERJ, 2023 SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. São Paulo: LeYa, 2021 SOWELL, Thomas. Affirmative action around the world – An empirical study. New Haven: Yale University Press, 2004 THEODORO, M. (org.). As Políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil – 120 anos após a abolição. Brasília: Ipea, 2008 Bibliografia Complementar: CAMILLOTO Bruno; OLIVEIRA, Rita Cristina de “COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL: OS DESAFIOS POLÍTICOS E JURÍDICOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS”. IN: Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742). Rio de Janeiro. Vol. 05. N 9. Edur, 2020. Disponível em http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT/article/view/782/962 CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho ( 11ª edição). Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2008. FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro na Sociedade de Classes. SÃO Paulo, Dominus Editora, 1965 GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade. Rio de Janeiro . São Paulo. 2001 Mbembe, Achille.. Descolonizar la universidad. Politécnico Colombiano/Ennegativo Ediciones, 2023. Traducción Leandro Sánchez Martins SISS, Ahyas. As comissões de heteroidentificação étnico-racial no sistema de cotas no acesso às instituições de ensino superior públicas federais : implementação e atuação / Ahyas Siss (organizador). [Nova Iguaçu]: Opaas, 2022.

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