Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ACCIOLY, Inny, LAMOSA, Rodrigo. As competências socioemocionais na formação da juventude: mecanismos de coerção e consenso frente às transformações no Mundo do Trabalho e os conflitos sociais no Brasil. In Revista Vértice. 2021. ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. SP: Editora Boitempo, 2020. CÊA, G.; SILVA, S.; SANTOS, I. De Educação Para Todos para Todos Pela Educação. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 181-210, 30 jun. 2019. Link: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/252 DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. SP: ed. Boitempo, 2016. MÉSZÁROS, Istvan. A crise estrutural do capital. SP, Editora Boitempo, 2009. PRONKO, Marcela. Modelar o comportamento: novas estratégias do Banco Mundial para a educação na periferia do capitalismo. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, V. 4, n. 6, pp. 167-180, 30 de jun. 2019.
ZAFALÃO, João. Do que adoecem os professores e professoras? SP: Ed. Usina Editorial, 2021
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU, 23 de dezembro de 1996 - Seção 1 - Página 27839. ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Rui. Infoproletários degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. ________________. O avesso do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2006. CARDOSO, Miriam Limoeiro. Capitalismo Dependente, Autocracia Burguesa e Revolução Social em Florestan Fernandes. http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/limoeirocardosoflorestan1.pdf FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 6ª Ed. São Paulo: Moraes, 1980. FRIEDMAN, Milton. Liberdade para Escolher. 2ª Ed. São Paulo: Europa-América, 1983. GENTILLI, Pablo (org.). Pedagogia da Exclusão. Petrópolis(RJ): Vozes, 1996. LAURELL, Asa Cristina. Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In: LAURELL, Asa Cristina. (org.) Estado e Políticas Sociais no Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 2002. LEHER, Roberto. Um novo senhor da educação? Revista outubro, 1999. http://outubrorevista.com.br/wpcontent/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-3-Artigo-03.pdf MORAES, Reginaldo C. Liberalismo Clássico: notas sobre sua história e alguns de seus argumentos. Textos Didáticos IFCH/UNICAMP, Nº 40, janeiro de 2000. NEVES, Lúcia Mª Wanderley. Política Educacional no Brasil de Hoje. São Paulo: Cortez, 1994. OLIVEIRA, Francisco. Política numa era de indeterminação. In: OLIVEIRA, Francisco; RIZEK, Cibele (org.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. (páginas 15- 49). PAULANI, Leda. Brasil Delivery: a política econômica do Governo Lula. Revista de Economia Política. Volume 23, nº 4. Outubro/ dezembro, 2003. http://www.rep.org.br/pdf/92-4.pdf SALDANHA, Letícia. O PRONATEC e a relação ensino médio e educação profissional. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1713/141 RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas (SP): Autores Associados, 1998. 153 p. ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. 25ª Ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 2001. SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: trajetórias limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. _______. Política Educacional no Brasil. 5ª Ed. Campinas(SP): Autores Associados, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu & GENTILLI, Pablo (org). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. 11ª Ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 1994. |