Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 04 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES/IE (12.28.01.00.00.00.00.20)
Código: IE-1343112
Nome: TÓPICO ESPECIAL: NEOLIBERALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diferentes abordagens da relação entre trabalho e educação. Teoria das competências e sua influência na reconfiguração das políticas de formação profissional. Reestruturação produtiva e novas demandas de qualificação do trabalhador. Trabalho e educação no contexto do novo industrialismo: o rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano. A formação profissional como mecanismo de conformação psicofísica e ético-política do trabalhador/cidadão.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ACCIOLY, Inny, LAMOSA, Rodrigo. As competências socioemocionais na formação da juventude: mecanismos de coerção e consenso frente às transformações no Mundo do Trabalho e os conflitos sociais no Brasil. In Revista Vértice. 2021. ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. SP: Editora Boitempo, 2020. CÊA, G.; SILVA, S.; SANTOS, I. De “Educação Para Todos” para “Todos Pela Educação”. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 181-210, 30 jun. 2019. Link: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/252 DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. SP: ed. Boitempo, 2016. MÉSZÁROS, Istvan. A crise estrutural do capital. SP, Editora Boitempo, 2009. PRONKO, Marcela. “Modelar o comportamento: novas estratégias do Banco Mundial para a educação na periferia do capitalismo.” RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, V. 4, n. 6, pp. 167-180, 30 de jun. 2019. ZAFALÃO, João. Do que adoecem os professores e professoras? SP: Ed. Usina Editorial, 2021 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU, 23 de dezembro de 1996 - Seção 1 - Página 27839. ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Rui. Infoproletários – degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009. ________________. O avesso do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2006. CARDOSO, Miriam Limoeiro. Capitalismo Dependente, Autocracia Burguesa e Revolução Social em Florestan Fernandes. http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/limoeirocardosoflorestan1.pdf FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 6ª Ed. São Paulo: Moraes, 1980. FRIEDMAN, Milton. Liberdade para Escolher. 2ª Ed. São Paulo: Europa-América, 1983. GENTILLI, Pablo (org.). Pedagogia da Exclusão. Petrópolis(RJ): Vozes, 1996. LAURELL, Asa Cristina. Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In: LAURELL, Asa Cristina. (org.) Estado e Políticas Sociais no Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 2002. LEHER, Roberto. Um novo senhor da educação? Revista outubro, 1999. http://outubrorevista.com.br/wpcontent/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-3-Artigo-03.pdf MORAES, Reginaldo C. Liberalismo Clássico: notas sobre sua história e alguns de seus argumentos. Textos Didáticos – IFCH/UNICAMP, Nº 40, janeiro de 2000. NEVES, Lúcia Mª Wanderley. Política Educacional no Brasil de Hoje. São Paulo: Cortez, 1994. OLIVEIRA, Francisco. Política numa era de indeterminação. In: OLIVEIRA, Francisco; RIZEK, Cibele (org.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. (páginas 15- 49). PAULANI, Leda. Brasil Delivery: a política econômica do Governo Lula. Revista de Economia Política. Volume 23, nº 4. Outubro/ dezembro, 2003. http://www.rep.org.br/pdf/92-4.pdf SALDANHA, Letícia. O PRONATEC e a relação ensino médio e educação profissional. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1713/141 RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas (SP): Autores Associados, 1998. 153 p. ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. 25ª Ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 2001. SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: trajetórias limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. _______. Política Educacional no Brasil. 5ª Ed. Campinas(SP): Autores Associados, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu & GENTILLI, Pablo (org). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação. 11ª Ed. Petrópolis(RJ): Vozes, 1994.

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