Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARCÀ, M.; GUIDONI, P.; MAZZOLI, P. Enseñar Ciência - como empezar: reflexiones para uma educación de base. Barcelona/Buenos Aires:Paidos, 1990.
ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
__________________. A filosofia do não. São Paulo: Abril Cultural. p.1-87, 1984 (Coleção Os Pensadores).
BRUNER, Jerome. Atos de Significação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
BULCÃO, Marly. O racionalismo da ciência contemporânea: uma análise da epistemologia de Gaston Bachelard. Londrina: Ed. UEL, 1999, 2ª. Ed.
ENGLE, Randi, A.; CONANT, Faith, R. Guiding Principles for Fostering Productive Disciplinary Engagement: explaining an emergent argument in a community of learners classroom. Cognition and Instruction. Lawrence Erlbaum Associates Inc. 20(4), p.399-483, 2002.
FOUREZ, Gérard. A Construção das Ciências; introdução à filosofia e a ética das ciências. São Paulo Ed. UNESP, 1995.
POZO, Juan Ignácio. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
________________. Aquisição de Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa. Brasília: editora Universidade de Brasília, 1999.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e Formação de Conceitos em Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
VYGOTSKY, LEV SEMYONOVITCH. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_______________. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COMPLEMENTAR:
BERGER, Peter I. & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Mente. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 1998, 15ª. Ed.
SILVA, Ilton Benoni. Inter-relação: a pedagogia da ciência. Uma leitura do discurso epistemológico de Gaston Bachelard. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
WERTSCH, James. Voces de La Mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada. Madrid: Visor Distribuiciones S.A., 1993.
________________; DEL RIO, Pablo; ALVAREZ, Amelia. Estudos Socioculturais da Mente. Porto Alegre: Artmed,1998. |