Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/IE (12.28.01.00.00.00.00.18)
Código: IE-1361
Nome: CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: História e Epistemologia da(s) Ciência(s). Aprendizagem e Ensino de Ciências e Matemática; Concepções prévias dos alunos; Movimento das Concepções Alternativas e Mudança Conceitual; Experimentação no Ensino de Ciências; A noção de Perfil epistemológico; A construção de conhecimento em sala de aula.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARCÀ, M.; GUIDONI, P.; MAZZOLI, P. Enseñar Ciência - como empezar: reflexiones para uma educación de base. Barcelona/Buenos Aires:Paidos, 1990. ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. Campinas, SP: Papirus, 1995. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. __________________. A filosofia do não. São Paulo: Abril Cultural. p.1-87, 1984 (Coleção Os Pensadores). BRUNER, Jerome. Atos de Significação. Porto Alegre: Artmed, 1997. BULCÃO, Marly. O racionalismo da ciência contemporânea: uma análise da epistemologia de Gaston Bachelard. Londrina: Ed. UEL, 1999, 2ª. Ed. ENGLE, Randi, A.; CONANT, Faith, R. Guiding Principles for Fostering Productive Disciplinary Engagement: explaining an emergent argument in a community of learners classroom. Cognition and Instruction. Lawrence Erlbaum Associates Inc. 20(4), p.399-483, 2002. FOUREZ, Gérard. A Construção das Ciências; introdução à filosofia e a ética das ciências. São Paulo Ed. UNESP, 1995. POZO, Juan Ignácio. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. ________________. Aquisição de Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2005. MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa. Brasília: editora Universidade de Brasília, 1999. MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e Formação de Conceitos em Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. VYGOTSKY, LEV SEMYONOVITCH. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998. _______________. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. COMPLEMENTAR: BERGER, Peter I. & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Mente. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 1998, 15ª. Ed. SILVA, Ilton Benoni. Inter-relação: a pedagogia da ciência. Uma leitura do discurso epistemológico de Gaston Bachelard. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. WERTSCH, James. Voces de La Mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada. Madrid: Visor Distribuiciones S.A., 1993. ________________; DEL RIO, Pablo; ALVAREZ, Amelia. Estudos Socioculturais da Mente. Porto Alegre: Artmed,1998.

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