Referências: |
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo:HUCITEC, 1992.
MACHADO, Lígia Cristina Ferreira. Uma Perspectiva de Aprendizagem em Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental: evidenciando os movimentos dos alunos em torno de significações de natureza científica. In: AYRES, Ana Cléa Moreira et al. Ao Longo de Toda a Vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. Curitiba: Prismas, 2014, pp. 30-46.
MORTIMER, Eduardo Fleury ; SCOTT, P. Atividade Discursiva nas salas de Aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. 2002 Disponível: <http://www. If. Ufrgs.br/public/ensino/vol7_n3_a7.htm>.
____________________ ; HORTA MACHADO, Andréa. Múltiplos olhares sobre um episódio de ensino: Por que o gelo flutua na água? In: Anais do Encontro sobre a Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: Linguagem, Cultura, Cognição, Reflexões para o Ensino de Ciências. Belo Horizonte, UFMG/UNICAMP, p. 139 162, 1997.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamonte; GÓES, Maria Cecília de (orgs). A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas:Papirus, 1997.
VYGOTSKY, LEV SEMYONOVITCH. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COMPLEMENTAR:
BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MARCHEZAN, Renata coelho. Diálogo. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin outros conceitos-chave. São Paulo:Contexto, 2008, pp. 115 131.
WERTSCH, JAMES. Voces de la Mente: um enfoque sociocultural para el estúdio de la acción mediada. Madrid: Visor Distribuciones, S.A., 1993.
PERÍODICOS CIENTÍFICOS
SMOLKA, Ana Luiza Bustamonte. Conhecimento e produção de sentidos na escola: A linguagem em foco. In: Cadernos CEDES Implicações Pedagógicas do Modelo Histórico-cultural 2ª edição, Nº 35, 2000, pp 50 61. |