Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 07 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/IE (12.28.01.00.00.00.00.18)
Código: IE-1362
Nome: APRENDIZAGEM E ENSINO EM CIÊNCIAS: LINGUAGEM, COGNIÇÃO E OS ASPECTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Linguagem na perspectiva bakhtiniana; a dialogia em Bakhtin, relações entre linguagem e cognição; conhecimento e produção de significados: linguagem e aprendizagem; a linguagem como objeto de estudo na pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo:HUCITEC, 1992. MACHADO, Lígia Cristina Ferreira. Uma Perspectiva de Aprendizagem em Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental: evidenciando os movimentos dos alunos em torno de significações de natureza científica. In: AYRES, Ana Cléa Moreira et al. Ao Longo de Toda a Vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. Curitiba: Prismas, 2014, pp. 30-46. MORTIMER, Eduardo Fleury ; SCOTT, P. Atividade Discursiva nas salas de Aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. 2002 Disponível: <http://www. If. Ufrgs.br/public/ensino/vol7_n3_a7.htm>. ____________________ ; HORTA MACHADO, Andréa. Múltiplos olhares sobre um episódio de ensino: “Por que o gelo flutua na água?” In: Anais do Encontro sobre a Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: Linguagem, Cultura, Cognição, Reflexões para o Ensino de Ciências. Belo Horizonte, UFMG/UNICAMP, p. 139 – 162, 1997. SMOLKA, Ana Luiza Bustamonte; GÓES, Maria Cecília de (orgs). A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas:Papirus, 1997. VYGOTSKY, LEV SEMYONOVITCH. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. COMPLEMENTAR: BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. MARCHEZAN, Renata coelho. Diálogo. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin outros conceitos-chave. São Paulo:Contexto, 2008, pp. 115 – 131. WERTSCH, JAMES. Voces de la Mente: um enfoque sociocultural para el estúdio de la acción mediada. Madrid: Visor Distribuciones, S.A., 1993. PERÍODICOS CIENTÍFICOS SMOLKA, Ana Luiza Bustamonte. Conhecimento e produção de sentidos na escola: A linguagem em foco. In: Cadernos CEDES – Implicações Pedagógicas do Modelo Histórico-cultural – 2ª edição, Nº 35, 2000, pp 50 – 61.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1 v4.17.0_r4